A Revista Cereus é um periódico eletrônico, de acesso aberto e destina-se à divulgação de trabalhos científicos das áreas classificadas pela CAPES como Ciências exatas e da terra, Saúde coletiva (epidemiologia, saúde pública, medicina preventiva), Ciências sociais aplicadas e Ciências humanas, com espaço para submissões de outras áreas desde que os respectivos conteúdos guardem correspondência com o projeto da revista. É editada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi, a publicação ocorre com periodicidade trimestral e os artigos podem ser submetidos à análise a qualquer tempo.

 

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas. Essa Revista cumpre com o papel de divulgação e socialização de conhecimentos, busca promover e apoiar, enquanto veículo de divulgação científica, o desenvolvimento da pesquisa.

 

Políticas de Seção 

A Revista Cereus aceita as seguintes modalidades de artigos:

  • Revisão de Literatura:  trabalho que tem por objeto resumir, analisar e avaliar trabalhos de investigação já publicados em periódicos científicos. Deve apresentar uma análise crítica ou avaliação que favoreça a discussão de novas ideias ou perspectivas, sobre temas de relevância para área das ciências da saúde ou de suas interfaces. O artigo de revisão de literatura deverá adotar a "revisão sistemática" ou "meta análise".   A estrutura dos artigos deverá compreender as seguintes partes: introdução; materiais e métodos; resultados e discussão; e considerações finais; e referências.

 

  • Artigo  de Pesquisa Original:  trabalho resultante de uma investigação com dados empíricos. Deve incluir aporte teórico-metodológico,  apresentação de resultado e  análise interpretativa e/ou inferenciais  de dados, assim como considerações finais . A estrutura dos artigos deverá compreender as seguintes partes: introdução; materiais e métodos; resultados e discussão; e considerações finais; e referências.

 

Periodicidade

As publicações são trimestrais. São publicadas, anualmente, quatro edições da revista.

Abril/ Julho/ Outubro/ Dezembro

 

Idioma

 A revista Cereus recebe texto em português, e/ou inglês, e/ou espanhol. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso público ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico à comunidade acadêmica e sociedade geral, gerando democratização do conhecimento e intercâmbio científico.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

O processo de avaliação pelos pares está condicionado a vários procedimentos. No primeiro passo os (as) autores (as) interessados (as) na submissão de seus manuscritos deverão realizar seu cadastro no sistema on- line deste periódico e realizar todos os procedimentos necessários para anexar os documentos no sistema. Posteriormente, via sistema é encaminhado um e-mail a(o) autor(a) correspondente, acusando a submissão do manuscrito.

Em mãos dos (as) editores (as), o processo de avaliação editorial só começara se o manuscrito estiver conforme as normas estabelecidas para autores (as). Será realizada uma pré-avaliação do artigo a fim de verificar se o mesmo atende aos seguintes itens: escopo, relevância científica, ineditismo, ética e redação.  Para agilizar a avaliação por pares, recomenda-se a(os) autores(as) que submetam os seus artigos devidamente normalizados.

PRÉ AVALIAÇÃO

1- Escopo: o tema central do artigo é de interesse de uma das áreas de interesse da revista?  O trabalho demonstra sua inserção no escopo da revista, demonstrando sua relação com trabalhos já nela publicados?(  ) Sim  (  ) Não

2- Relevância Científica: o artigo apresenta contribuição científica significativa para a área, e demonstra isso? (  ) Sim  (  ) Não

3-Aspectos éticos: em se tratando de pesquisa com seres humanos, foram seguidos os preceitos da resolução 466/2012 do CNS e apresentou parecer de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos? (  ) Sim  (  ) Não

4-Redação científica e normas editoriais: O trabalho está escrito em bom português, com estrutura lógica e de forma clara e concisa, além de ter sido submetido no template da revista e dentro das demais normas editoriais? (  ) Sim  (  ) Não

**Se pelo menos uma resposta aos quatro itens acima for negativa, o artigo deve ser rejeitado.

Os manuscritos aprovados pelos (as) editores (as) terão seu mérito técnico-científico avaliado por dois (duas) avaliadores (as), que trabalharão sem ter ciência dos (as) autores (as) dos artigos. Os (As) avaliadores (as) serão pesquisadores (as) de reconhecida competência na área temática de cada trabalho e, preferencialmente, vinculados a instituições diferentes daquelas onde teve origem o artigo em análise.Os artigos serão avaliados nos seguintes aspectos:

ITENS AVALIADOS

1-TÍTULO:adequado ao conteúdo do artigo - aderência ao escopo da revista?(  ) Sim  (  ) Não

2- RESUMO: ressalta o objetivo, a metodologia e os resultados? (  ) Sim  (  ) Não

3-ABSTRACT: emprega adequadamente a língua inglesa e reflete o conteúdo do resumo? (  ) Sim  (  ) Não

4- PALAVRAS-CHAVE: pertinentes e não repetem termos do título? (  ) Sim  (  ) Não

5- INTRODUÇÃO: Apresenta o tema de forma problematizada?Demonstra visão geral da literatura para realçar a lacuna que o trabalho pretende suprir? Apresenta a importância do trabalho realizado?Ao final da introdução, o objetivo do artigo é apresentado e está alinhado ao título do trabalho?(  ) Sim  (  ) Não

6- MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA: A descrição dos procedimentos apresenta de forma embasada, como foram atendidos todos os objetivos? Os procedimentos foram detalhados de forma suficiente para ser reproduzido em outros estudos? Os procedimentos para a coleta de dados foram apresentados? A maneira como os dados foram analisados foi descrita?

(  ) Sim  (  ) Não

7- RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apresentados foram discutidos?São utilizadas tabelas para facilitar a compreensão dos resultados?São utilizadas figuras para facilitar a compreensão dos resultados?A discussão dos resultados é de boa qualidade, apresentando coerência, pertinência e originalidade na argumentação e reflexão? (  ) Sim  (  ) Não

8- CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS: São estabelecidas claramente? São sustentadas pelos dados do trabalho?São relevantes para área em questão?(  ) Sim  (  ) Não

9-REFERÊNCIAS: Costam todos os autores citados no decorrer do artigo? Foram elaboradas conforme as normas editoriais?

(  ) Sim  (  ) Não

Cada avaliador (a) manifestar-se-á em seu parecer  através de uma das seguintes opções:

  • Aceito
  • Aceito com correções obrigatórias
  • Rejeitado

O (A) avaliador (a) em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, indica alterações, corrige, suprime ou acrescenta trechos e seções, aponta descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologia, solicita explicações mais detalhadas, etc.

Os (As) editores (as) sugerem e estimulam os (as) avaliadores (as) a emitirem pareceres críticos e construtivos acerca do trabalho em análise. Também, aconselham a realização das apreciações do artigo de maneira respeitosa, com críticas e sugestões relevantes para o crescimento da comunidade científica e da civil.  A decisão sobre a aceitação ou rejeição do artigo para publicação terá como fundamento, o parecer dos (as) avaliadores (as), inclusive, serão encaminhadas a(o) autor(a) responsável pela submissão do manuscrito as cópias de todos os pareceres, na íntegra, omitindo-se a identificação dos (as) pareceristas.

Em caso dos (as)  avaliadores (as) emitirem pareceres que gerem empate (um parecer favorável à publicação e outro desfavorável), o manuscrito será encaminhado para um (a) terceiro (a) consultor (a). Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o manuscrito não será aceito para publicação neste periódico. 

A aceitação para publicação do artigo fica condicionada ao atendimento das apreciações e recomendações dos (as) avaliadores (as). Entende-se que as sugestões agregam, somam e melhoram a qualidade do trabalho, por isto, mesmo os artigos com pareceres favoráveis e acompanhados de sugestões para alterações por parte dos (as) pareceristas, eles somente serão publicados depois da revisão que atendam as apreciações indicadas. Após a análise da versão reformulada, se as recomendações dos (as) pareceristas estiverem incorporadas ou justificadas, o artigo é aceito para publicação, ao contrário, será devolvido para nova revisão, inclusive, poderá ser arquivado se não forem atendidas as contribuições propostas pelos (as) avaliadores (as).

Durante a fase de editoração da revista, para agilizar o processo de publicação, os (as) editores (as) reservam o direito de fazer pequenas alterações ou ajustes finais no texto dos autores. Contudo, antes de disponibilizar o manuscrito on-line, uma prova gráfica do trabalho é enviada aos (as) autores (as), ocasião que observarão o ajuste e acatarão ou não a publicação 

 

Submissão de Artigo/ Taxa de Publicação

 

 A Revista Cereus não cobra taxa de submissão e ou publicação. A submissão de artigo é gratuita e deve ser feita somente via sistema eletrônico, acessível por meio do endereço da Revista CereusA submissão do artigo na revista implica a  cessão de seus direitos autorais em favor deste periódico, assim como a aceitação de suas normas e diretrizes para publicação.   Os artigos devem ser submetidos através do seguinte endereço:

http://www.ojs.unirg.edu.br/index.php/1/submission/wizard

 

Qualis B1 ( Quadriênio 2017-2020)