Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA CEREUS?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas.

a. A contribuição não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
b. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e não ultrapassam 30MB.
c. URLs para referências informadas quando disponíveis.
d. Os artigos poderão ser enviados em Português, Inglês ou Espanhol.
e. O nome do autor (ou autores) deverá ser incluído abaixo do título seguido de rodapé com titulação, vínculo institucional e e-mail de cada autor.
f. Quando existir mais de um autor, informar qual o nome para contato, com indicação de endereço completo, telefone e e-mail.
g. Se o texto submetido resultar de pesquisa apoiada ou financiada por terceiros, informar corretamente os dados da instituição financiadora.
h. Os autores são os responsáveis pela tessitura das frases e exatidão dos conceitos e conclusões emitidos nos trabalhos publicados.
i. Uma vez aprovado, o trabalho será enviado ao autor para conhecimento.

 

A partir de 01/09/2018 os artigos deverão ser submetidos no modelo abaixo

Modelo de Artigo da Revista Cereus

 

Categorias de artigos recebidos pela revista

 

a) artigo original: deve apresentar resumo, abstract, introdução, material e métodos, resultados e discussão( poderão ser separados ou juntos), conclusão ou considerações finais e referências;

b) artigo de revisão da literatura: deve apresentar resumo, abstract, introdução, materiais e métodos, desenvolvimento (a revisão em si), conclusão ou considerações finais e referências.

 

Normalização


a. Todo trabalho deverá estar digitado em Word, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5, com o mínimo de 8 e o máximo de 15 páginas.
b. Quando o artigo apresentar título e subtítulo, estes devem ser separados por dois pontos (:). Ex: ENSINO BRASILEIRO: O FOCO É A PESQUISA.
c. O artigo deve trazer, também, o título escrito em Inglês.
d. Quando o trabalho apresentar subdivisões, os títulos das seções devem ser colocados na seguinte ordem: seção primária (1) letras maiúsculas todas em negrito; seção secundária (1.1) letras maiúscula, mas sem negrito; seção terciária (1.1.1) apenas a letra inicial maiúscula, sem negrito. Ex:

1 PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS

1.1 PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS

1.1.1 Pesquisa em Ciências Humanas

e. O resumo, com no máximo 250 palavras e seguido de 3 palavras-chave, deve conter objetivo, método, resultados e conclusão, e uma versão em inglês ou espanhol.

f. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros) seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Indicar, na parte inferior, a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações julgadas necessárias.

Devem ser enviadas em arquivos separados, em formato jpg, com indicação de sua localização no trabalho. A adequação estética na página fica a cargo da editoria geral.
g. As tabelas não são fechadas lateralmente (devem ser construídas apenas com linhas horizontais). Uso de fonte Arial/Times, tamanho 11. O título deve ser centralizado na parte superior da tabela, com apenas a primeira letra maiúscula e numeração sequencial em algarismos arábicos.
h. As ilustrações e tabelas devem ser enviadas em arquivos separados, no formato Excel ou Word, com indicação de sua localização no texto.

Nas chamadas pelo nome de autor e na elaboração das referências, a Cereus assume as normas da ABNT NBR 10.520 e NBR 6.023.


Chamadas por nome de autor
a. para citação direta: sobrenome do autor em letra maiúscula, ano, página, entre parêntesis. Ex: (PINHEIRO, 2008, p. 209);
b. para citação indireta: sobrenome do autor em letra maiúscula e ano entre parêntesis. Ex: (PINHEIRO, 2008);
c. diversos documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, serão distinguidos por uma letra após a data. Ex: (PINHEIRO, S., 1948a), (PINHEIRO, S., 1948b);
d. nas citações, as indicações de até 3 autores mencionados simultaneamente devem ser separadas por ponto-e-vírgula. Ex: (SILVA, 1984; CROSS, 1991; PAIVA, 1997);
e. nas citações com mais de 3 autores, usar et al. Ex: (SILVA et al., 1984).

f. as citações com mais de 3 linhas, recuadas a 4 cm da margem esquerda, devem ser escritas com utilização de letra tamanho 11 e sem aspas.


Elaboração de referências
a. As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética, espaço simples, separadas entre si por dois espaços simples;
b. Livro: SOBRENOME, nome do autor. Título em itálico (não utilizar itálico para subtítulo, que deve ser escrito depois de dois pontos). Local de publicação: editora, ano. Ex: ALBERGARIA, Lino. Cinco anos sem chover: histórias de Lino Albergaria. 12. ed. São Paulo: Olympio, 1994.
c. Parte de obra: SOBRENOME, nome do autor da parte. Título da parte. In: SOBRENOME, nome do autor da obra. Título da obra em itálico. ed. Local de publicação: Editora, ano. página. Ex: SANTOS, Francisco dos. A colonização dos Tucujús. In: SILVA, José. Casos do Amapá. 3. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.
d. Coletânea: SOBRENOME, nome do organizador. (Org.). Título em itálico. Local de publicação: editora, ano. Ex: FERREIRA Leslie (Org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, 1991.
e. Artigo: SOBRENOME, nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Local de publicação, número do periódico, número do fascículo, mês e ano da publicação, página inicial – página final. Ex: SEKEFF, Gisela. O emprego dos sonhos. Domingo. Rio de Janeiro, n. 1344, ano 26, 3 fev. 2002, p. 5-6.
f. Obra on-line: são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >. precedidos da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em: Ex: ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2012.

Checklist

a. Aceitar a autorização para publicação e cessão de direitos autorais.
b. Rever nome, titulação e instituição de origem dos autores com inclusão do endereço, telefone, e e-mail do autor principal.
c. Verificar se os dados da instituição responsável/financiadora foram corretamente informados.
d. Verificar a sequência de subtítulos das seções.
e. Reler o resumo para constatar se houve a inclusão dos objetivos, métodos empregados, resultados e conclusões, e palavras-chave.
f. Checar se os autores utilizados no texto foram referenciados ao final, observando-se as normas adotadas pela Revista.
g. Checar se foram devidamente informados os títulos e legendas das ilustrações e se trazem os respectivos créditos.

A revista se reserva o direito de não receber textos enviados fora das normas.

 

Política de Privacidade

A Revista adota como norma para todas as suas edições a publicação do nome completo (e sigla da instituição a que pertence) dos integrantes do seu Conselho Consultivo sem, contudo, ligá-los a qualquer trabalho submetido, publicado ou não. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.