UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

  • Sabrina Olimpio Caldas de Castro Universidade Federal de Viçosa
  • Rafael Morais Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Humberto Rodrigues Marques Universidade Federal de Lavras
  • Fernanda Maria de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • José Estevam Chaves Braga Escola de Estudos Superiores de Viçosa

Resumo

A discussão referente às cotas para acesso ao ensino superior destaca-se como um dos mais intensos e polêmicos debates no meio acadêmico e social em geral. Apesar das divergências, este estudo parte do pressuposto de que as cotas sociais contribuem para a promoção de oportunidades equitativas no acesso ao ensino superior. Neste sentido, objetivou-se aferir a influência do desempenho dos estudantes provenientes da rede pública de ensino sobre a nota dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).  Especificamente, realizou-se (i) uma análise comparativa entre as notas dos alunos provenientes exclusivamente de escolas públicas e as notas alunos dos provenientes exclusivamente de escolas privadas que realizaram o Enade em 2012 e, (ii) analisou-se o impacto do número de alunos provenientes de escolas públicas na nota média geral dos cursos. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa, com levantamento de dados obtido através de dados secundários. Alcançou-se o primeiro objetivo específico por meio da representação gráfica, da análise da estatística descritiva dos dados e do teste de diferença entre médias independentes. Para atingir o segundo objetivo específico, aplicou-se o método de Regressão Linear Simples. Os resultados demonstraram que não há diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho dos estudantes provenientes exclusivamente de escolas públicas e dos provenientes exclusivamente de escolas privadas nos cursos analisados. Ademais, identificou-se que o aumento do número de alunos provenientes de escolas públicas não acarreta em reduções significativas no desempenho médio dos cursos.

Biografia do Autor

Sabrina Olimpio Caldas de Castro, Universidade Federal de Viçosa
Graduanda em Administração na Universidade Federal de Viçosa
Rafael Morais Pereira, Universidade Federal de Viçosa
Graduando em Administração na Universidade Federal de Viçosa
Humberto Rodrigues Marques, Universidade Federal de Lavras
Mestrando em Administração na Universidade Federal de Lavras
Fernanda Maria de Almeida, Universidade Federal de Viçosa
Professora Doutora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa
José Estevam Chaves Braga, Escola de Estudos Superiores de Viçosa
Bacharel em Direito na Escola de Estudos Superiores de Viçosa
Publicado
2015-09-03
Como Citar
Castro, S. O. C. de, Pereira, R. M., Marques, H. R., Almeida, F. M. de, & Braga, J. E. C. (2015). UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS. REVISTA CEREUS, 7(2), 21. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/03