APLICAÇÃO DOS CINCO PASSOS DA MELHORIA CONTÍNUA DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES (TOC): UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DE CAL

  • Fabio Pegoraro Centro Universitario UnirG/Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação dos cinco passos da melhoria contínua da Teoria das Restrições (TOC) no processo produtivo de uma indústria de cal da região sul do Estado do Tocantins frente ao aumento da demanda por cal da indústria a partir de um estudo de caso. É identificado no sistema de produção da empresa estudada que o forno onde a pedra dolomita, única matéria-prima para produção de cal é assada e os silos onde a pedra que depois de assada e moída por um britador é depositada com água e fica descansando durante 48 horas para virar uma espécie de massa, são as restrições do sistema, ambos, com a capacidade produtiva de 2,91 toneladas por hora. Quando as duas restrições são exploradas, identifica-se que a empresa possui recursos suficientes para aumentar a capacidade de produção dos silos de 2,91 toneladas por hora para 5,82 toneladas por hora, sendo que o forno, agora é a única restrição do sistema de produção da empresa. Nota-se que mesmo a empresa explorando ao máximo suas restrições, sua capacidade de produção ainda está subordinada à restrição do forno. A empresa só irá conseguir elevar sua capacidade de produção e atender o aumento da demanda, com a aquisição de mais um forno. 

Biografia do Autor

Fabio Pegoraro, Centro Universitario UnirG/Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Administrador, MBA em Gestão Empresarial FGV, Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCGO), tendo denfendido a dissertação na área de gestão da demanda e fluxos de pacientes em estado de urgência e emergência para redução do tempo de espera em fila.

Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR com pesquisas na área de gestão de processos aplicados a área da saúde.

Publicado
2018-03-10
Como Citar
Pegoraro, F. (2018). APLICAÇÃO DOS CINCO PASSOS DA MELHORIA CONTÍNUA DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES (TOC): UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DE CAL. REVISTA CEREUS, 9(4), 80-97. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1405
Seção
Artigos