REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS SEM FINS EDUCACIONAIS EM SMARTPHONES APLICADOS AOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Virginia de Sousa Venega Instituto Federal do Tocantins
  • Denis da Silva Passos Universidade Federal do Tocantins
  • Walisson Pereira de Sousa IFTO/UFG

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura cujo objetivo foi identificar e analisar contextos que apresentem a utilização de aplicativos móveis sem fins educacionais em smartphones aplicados aos processos de ensino e aprendizagem. A fim de conhecer o panorama das publicações científicas nacionais sobre esta prática, este estudo buscou conhecer quais os softwares que têm sido utilizados e as abordagens pedagógicas adotadas nestes contextos. Foram analisados artigos submetidos a revistas e anais de conferências nacionais voltados ao tema de Informática na Educação. Por vivenciarmos um período em que o crescimento do uso de celulares tem se mostrado uma tendência, os dados aqui levantados apontam que o cenário da educação atual se mostra cada vez mais propício a utilizações de aplicações móveis em sala de aula.

Biografia do Autor

Virginia de Sousa Venega, Instituto Federal do Tocantins
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins na área de Informática.
Denis da Silva Passos, Universidade Federal do Tocantins
Mestrando em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Tocantins
Walisson Pereira de Sousa, IFTO/UFG
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins e Mestrando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás
Publicado
2018-05-15
Como Citar
VenegaV. de S., PassosD. da S., & SousaW. P. de. (2018). REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS SEM FINS EDUCACIONAIS EM SMARTPHONES APLICADOS AOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. REVISTA CEREUS, 10(1), 145-158. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1856
Seção
Artigos