SOFTWARES PARA SUPORTE NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DO USO NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

  • Denis da Silva Passos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Virginia de Sousa Venega Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Marcelo Lisboa Rocha Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Nas últimas décadas, a Engenharia Civil muito tem evoluído, especialmente com relação ao uso da informática. No âmbito educacional é possível constatar um expressivo número de softwares para o ensino nesta área. Nessa perspectiva objetivamos realizar um Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) sobre o uso de softwares para auxílio educacional em cursos de Engenharia Civil no Brasil. Com a intenção de ser uma revisão formal, rigorosa e confiável, a execução do MSL teve por base a metodologia de Revisões Sistemáticas, a qual se mostrou adequada para a obtenção de estudos relevantes e geração de dados necessários para responder às questões de pesquisa estabelecidas. Foram utilizadas as bases de dados do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Revista Brasileira de Informática na Educação, Revista de Ensino de Engenharia e Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Foram encontrados 69 trabalhos científicos, dos quais 62 foram incluídos no MSL. Nestes estudos foram identificados 55 diferentes softwares sendo que os mais recorrentes foram Matlab, Excel, Scilab, Ftool, GDFácil, Geogebra, GEOWEB, Mathematica e Winplot. As principais áreas de aplicação dos softwares foram: Cálculo; Estruturas; Estruturas Metálicas; Geotecnia; Mecânica dos Solos; Análise de Estruturas e Desenho Técnico. Dentre as ferramentas identificadas houve predominância daquelas para desktop (87%) com interface GUI 2D (50%).
Publicado
2018-03-10
Como Citar
Passos, D. da S., Venega, V. de S., & Rocha, M. L. (2018). SOFTWARES PARA SUPORTE NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DO USO NAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. REVISTA CEREUS, 9(4), 2-18. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/1865
Seção
Artigos