Análise Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio como instrumento de apoio à gestão de recursos hídricos

  • Julierme Siriano Silva Centro Universitário UnirG Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Nelita onçalves Faria de Bessa Centro Universitário UnirG
  • Fabiano Fagundes Centro Universitário UnirG
  • Evandro Schmitt Centro Universitário UnirG
  • Bárbara Suelma Souza Costa Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este trabalho visa criar uma base de dados de drenagem e hipsométria para auxiliar medidas de gestão territorial da bacia do Rio Santo Antônio, atuando como instrumento do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza – CBHSAST. Com o uso do software QGIS foi possível calcular os dados morfométricos e gerar mapas de hipsometria e declividade. A bacia apresentou padrão de drenagem sob a forma dendrítica e alongada. Área de drenagem apresentada foi de 3.067,161 Km² e perímetro de 331,998 Km. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que o coeficiente de compacidade (1,68), índice de circularidade (0,35), fator de forma (0,31) e índice de sinuosidade (18%) demostram que a bacia tem baixa tendência de ocorrer picos de enchentes. Por outro lado, densidade hidrográfica (0,024) demonstra que a bacia possui baixa capacidade de formar novos canais e a densidade de drenagem (0,23) demonstra que a velocidade de drenagem foi considerada baixa.

Biografia do Autor

Julierme Siriano Silva, Centro Universitário UnirG Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2014). Mestre Engenharia Ambiental da UFT.  Engenheiro Civil da Universidade Federal do Tocantins campus Gurupi - TO. Professor do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UnirG.
Nelita onçalves Faria de Bessa, Centro Universitário UnirG

Doutora (2014) em Biologia e Ecologia Tropical pela Universidade de Aveiro-Portugal/Departamento de Biologia/Reconhecimento Brasil/UFMG (2015). Possui mestrado em Ciências Agrárias (1997) pela UFBA e graduação em Engenharia Agronômica (1992) pela UFG. É docente concursada do Centro Universitário UnirG/Fundação UnirG, IES pública municipal, atuando em cursos de graduação da área de Ciências médicas e da saúde e Engenharia Civil. É assessora institucional de projetos com fomento externo tendo larga experiência em captação de recursos externos, formação, elaboração e execução de projetos. É pesquisadora na área de produtos naturais com ênfase em plantas nativas do Cerrado, conservação da biodiversidade, recursos da sustentabilidade, comunidades rurais, tecnologias sociais, Recursos hídricos. Atua com os seguintes temas: Plantas medicinais; Atividade biológica; Atenção primária a saúde; Epidemiologia; Área de Reserva Legal; Ambiente e sociedade; Bacias hidrográficas.

Fabiano Fagundes, Centro Universitário UnirG

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Einstein - FACEI com carga horária de 630h. Experiência na área de Engenharia Civil desde 2011, com ênfase em execução, gerência e fiscalização de obras. Docência no ensino técnico (Técnico em Edificações). Docência no ensino superior (Centro Universitário UnirG - Curso de Engenharia Civil) nas disciplinas de Introdução à Engenharia Civil, Materiais de Construção I e II, Hidráulica, Projeto de Esgotamento Sanitário. Coordenação de Curso de Graduação - Engenharia Civil (UNIRG).

 
Evandro Schmitt, Centro Universitário UnirG

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas(2015), especialização em Engenharia de segurança do trabalho pela Faculdade Einstein(2016), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em segurança do trabalho pelo Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas(2009) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em edificações pelo Instituto Federal do Tocantins Campus Palmas(2011). Atualmente é Professor assistente I - Contratado do Centro Universitário UNIRG. Tem experiência na área de Engenharia Civil.


Bárbara Suelma Souza Costa, Universidade Federal do Tocantins
Mestre em Ciências Florestais e Ambientais na UFT - Universidade Federal do Tocantins (2017). Possui pós-graduação em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTO (2013), graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica do Tocantins (2011). Tem experiência em projetos e consultoria ambiental com conhecimento em softwares utilizados para a elaboração de projetos, mapeamento e geoprocessamento de áreas territoriais como: ArcGIS, AutoCAD, TrackMaker. Também possui experiência em auditorias ambientais, recuperação de áreas degradadas e apoio pedagógico e acadêmico.
Publicado
2018-12-29
Como Citar
Silva, J. S., Bessa, N. onçalves F. de, Fagundes, F., Schmitt, E., & Costa, B. S. S. (2018). Análise Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio como instrumento de apoio à gestão de recursos hídricos. REVISTA CEREUS, 10(4), 284-297. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2044
Seção
Artigos