Abordagem Híbrida-Causal Aplicada a Previsão de Deslocamento Horizontal de Bloco de uma Barragem

  • Jairo Marlon Corrêa Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Tásia Hickmann Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Samuel Bellido Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Étore Funchal de Faria Itaipu Binacional
  • Edgar Manuel Carreño Franco Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Levi Lopes Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Resumo

O presente trabalho propõe o uso de uma metodologia híbrida chamada de ARIMAX-GARCH (AXG) cujo objetivo é produzir previsões híbridas para uma série temporal diária de deslocamento de um bloco da Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Foi utilizada como variável exógena a série temporal de temperatura no modelo ARIMAX-GARCH, com a finalidade de agregar maior poder de informação em relação ao modelo ARIMA-GARCH. Em todas as análises, a metodologia AXG obteve maior acurácia que a tradicional modelagem ARIMA-GARCH.

Biografia do Autor

Jairo Marlon Corrêa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), Pós-Graduação Latu Senso em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), Pós-Graduação Strictu Senso em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (Mestrado em 2007 e Doutorado em 2015), Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Atualmente é docente do Magistério Superior na UTFPR (Medianeira-Pr). Tem experiência na área de Previsões de Séries Temporais (Redes Neurais Artificiais, Modelos SARIMAX, Modelos GARCH, incluindo Decomposição Wavelet)
Publicado
2018-08-04
Como Citar
Corrêa, J. M., Hickmann, T., Rodrigues, S. B., de Faria, Étore F., Franco, E. M. C., & Teixeira, L. L. (2018). Abordagem Híbrida-Causal Aplicada a Previsão de Deslocamento Horizontal de Bloco de uma Barragem. REVISTA CEREUS, 10(2). Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2222