PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS QUE BUSCAM ATENDIMENTO EM CENTRO DE SAÚDE PISICOSSOCIAL – UM ESTUDO DE REVISÃO

  • Isabel Cristina Borges Esmério Centro Universitário UnirG
  • Rayssa Claudia Oliveira Duarte Centro Universitário UnirG
  • Breno Soares Borges Oliveira Centro Universitário UnirG
  • Wemerson Davi Miranda Centro Universitário UnirG
  • Eduardo Fernandes de Miranda Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG
  • Laís Tonello Centro Universitário UNIRG

Resumo

Introdução: Os transtornos mentais são denominados como alterações de humor ou modo de pensar, os quais impactam negativamente no desempenho pessoal em diversos âmbitos. A depressão e os transtornos de humor são os mais recorrentes. Os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem tratamentos diversos à esses pacientes, visando reabilitação e reintegração social. Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico de pessoas que buscam atendimento em CAPS. Metodologia: Estudo descritivo a partir de buscas na Biblioteca Virtual de Saúde. Foram incluídos sete artigos científicos que abordam sobre o perfil das pessoas que buscam tratamento nos CAPS. Resultados: A faixa etária mais frequente está entre 40 e 69 anos; a profissão mais recorrente é "do lar". A renda familiar, quando analisada, varia entre 1 a 3 salários mínimos. O estado civil prevalente é solteiro. Os transtornos mais frequentes foram esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes (F20-29). Conclusão: a partir dos dados analisados, pode-se de dizer que, mulheres adultas/idosas, solteiras, de baixa condição socioeconômica, e com diagnóstico médico de esquizofrenia, são maioria dos pacientes atendidos pelos CAPS.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Borges Esmério, Centro Universitário UnirG
Médica egressa do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG
Rayssa Claudia Oliveira Duarte, Centro Universitário UnirG
Acadêmicos do curso do Medicina no Centro Universitário UnirG
Breno Soares Borges Oliveira, Centro Universitário UnirG
Acadêmico do curso do Medicina no Centro Universitário UnirG
Wemerson Davi Miranda, Centro Universitário UnirG
Acadêmico do curso do Medicina no Centro Universitário UnirG
Laís Tonello, Centro Universitário UNIRG
Formada em Educação Física, Licenciatura Plena pelo Centro Universitário UnirG (2011); Pós graduação latu senso em Fisiologia do Exercício e prescrição de exercício pela Universidade Gama Filho (2013); Mestra em Educação Física, pela Universidade Católica de Brasília (2014). Atualmente Professora do Centro Universitário UnirG, curso de Educação Física e Enfermagem e doutoranda em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.
Publicado
2019-11-13
Seção
Artigos