ANÁLISE EXPERIMENTAL DA PRODUÇÃO DE CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA (CAR), UTILIZANDO MATERIAIS ENCONTRADOS NA REGIÃO DO ESTADO DO TOCANTINS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o estudo no concreto convencional onde a ruptura ocorre geralmente na pasta de cimento, pois a aderência pasta-agregado é muito fraca, já no concreto de alta resistência (CAR) a mesma acontece no agregado, pois com adição de sílica e aditivo a zona de transição pasta-agregado fica bastante coesa. O concreto utilizado durante a pesquisa foi todo produzido com material da região do Estado do Tocantins, visando não somente a redução de custos, mas também sobre a ótica da otimização da mão de obra e melhor aproveitamento dos ambientes, assim tentar minimizar o consumo de material e consequentemente os impactos ambientas o emprego dos materiais utilizados encontrados na região, onde se tem um efeito significativo na resistência à compressão do CAR, chegando a ordem de 102 MPa aos 28 dias e o sistema de cura térmica apresentou resultado 11,1% melhor que o sistema de cura úmida com 3 dias de cura.
Copyright (c) 2018 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.