ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL DE FOMENTO AO COOPERATIVISMO NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO

  • Karita Carneiro Pereira Scotta UNIRG
  • Airton Cardoso Cançado

Resumo

Este trabalho que tem como objetivo analisar a política pública municipal de fomento ao cooperativismo, entre os anos de 2013 e 2017, no município de Gurupi-TO. Os objetivos específicos foram: 1) Avaliar a política pública municipal para o cooperativismo em Gurupi-To com base na percepção dos gestores públicos, dirigentes e beneficiários em relação ao desempenho qualitativo da política pública municipal e 2) Identificar os desafios e propor diretrizes para a consolidação da gestão da política pública de fomento ao cooperativismo no município de Gurupi-TO. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados via pesquisa bibliográfica e documental com realização de entrevistas semiestruturadas com ex-gestores e dirigente que participaram e participam da condução da referida política e com os beneficiários (pequenos produtores da agricultura familiar). Portanto, vislumbrou a convergência dos interesses da gestão pública com o cooperativismo local com destaque de elementos que podem contribuir para a consolidação da política pública de fomento ao cooperativismo em Gurupi-TO por meio da avaliação política considerando os aspectos da legitimidade do processo de elaboração das ações, a percepção dos beneficiários da política pública com a indicação dos benefícios e impactos na condução da política pública de fomento ao cooperativismo local.

 

Biografia do Autor

Karita Carneiro Pereira Scotta, UNIRG

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UFT, Docente no Centro Universitario Unirg, Especialista em Direito Tributário (MBA/FGV-RIO) e Gestão Pública pela UFT.

 
Publicado
2020-07-05
Como Citar
Scotta, K. C. P., & Cardoso Cançado, A. (2020). ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL DE FOMENTO AO COOPERATIVISMO NO MUNICÍPIO DE GURUPI-TO. REVISTA CEREUS, 12(2), 15-39. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2594