DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DE UM FILTRO ADAPTATIVO UTILIZADO COMO FERRAMENTA PARA CONTROLE DE QUALIDADE EM LINHA DE MONTAGEM DE CÂMBIOS AUTOMOTIVOS USANDO EVOLUÇÃO DIFERENCIAL
Resumo
As tradicionais técnicas empregadas para a análise de sinais, em conjunto com o monitoramento de vibrações oriundas do funcionamento de câmbios automotivos, podem ser utilizadas como metodologia em programas de controle de qualidade. Todavia, devido à complexidade da dinâmica de destes sistemas e aos ruídos inerentes a uma linha de produção, existe uma grande dificuldade na definição dos sintomas de controle e determinação de valores limites. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo empregar o algoritmo de Evolução Diferencial para a determinação dos parâmetros de um filtro adaptativo empregado como ferramenta para avaliar o controle de qualidade em uma linha de montagem de câmbios via monitoramento de vibrações. Para a avaliação da metodologia proposta foram utilizados sinais sintéticos para representam o engrenamento e possíveis defeitos existentes em seus componentes. Os resultados obtidos demostraram que o otimizador foi capaz de filtrar os sinais relacionados ao engrenamento e ao resíduo proveniente de falhas de fabricação ou montagem.
Copyright (c) 2019 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.