Avaliação da eficiência do atendimento ambulatorial em uma unidade pediátrica em Itabuna-BA a partir do estudo da Teoria das Filas e simulação
Resumo
Filas geralmente são formadas em diversos tipos de serviço. No entanto, quando se trata do setor de saúde, estas esperas podem causar danos e prejuízos que excedem o valor financeiro. Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência do atendimento em uma unidade pediátrica com atendimento ambulatorial, na cidade de Itabuna, a partir da observação do sistema de atendimento e análise dos dados coletados. Foi utilizado o Simul8 para validar o modelo e identificar como os dados se comportam. Foi verificado que para os intervalos de chegada de usuários e os tempos de atendimento ajustam-se ao tipo de distribuição comum para esse estudo. O modelo é Não Markoviano, pois a distribuição dos intervalos de chegadas é Beta e para o atendimento é uma distribuição Erlang. Além disso, devido o fator de utilização ser maior que 1, notou-se que o sistema é instável, com formação de fila tendendo ao infinito. Por se tratar do atendimento ambulatorial, foram sugeridas algumas propostas de melhoria para o atendimento pediátrico como a distribuição de senhas, instalação de painel informativo e análise para contratação de mais um pediatra, de modo a aumentar o nível de serviço no atendimento e redução da fila.
Copyright (c) 2019 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.