A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS VISTA A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

  • Lucas Braga da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Dulciane Ribeiro dos Santos Instituto Federal do Tocantins
  • Lucivania Pereira Gloria Instituto Federal do Tocantins
  • Áquila Priscila Pereira dos Santos Instituto Federal do Tocantins

Resumo

A pesquisa discutiu a gestão de resíduos sólidos a partir da produção científica dos anais da Jornada de Iniciação Científica e Extensão do Instituto Federal do Tocantins. Adotando uma perspectiva de considerar apenas pesquisas empíricas e desenvolvidas neste estado. A pesquisa é de abordagem quali-quantitativa que adotou revisão sistemática nos anais deste evento para a coleta de dados. A análise dos dados coletados aponta que os municípios deste estado enfrentam dificuldades no que diz respeito a infraestrutura institucional e técnica adequada para a gestão de resíduos sólidos. Apresenta ainda a reciclagem, a possibilidade de produzir arte a partir de material obsoleto, gerar renda e reduzir o volume de resíduos depositados no ambiente de modo inadequado, a educação e conscientização ambiental como potencialidades. Nota-se, portanto, que as pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado necessitam adquirir práticas sustentáveis em seu cotidiano para que esta problemática provoque danos ambientais, econômicos e sociais mínimos as sociedades distintas.

Biografia do Autor

Lucas Braga da Silva, Universidade Federal do Tocantins
Graduado em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná. Mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins.
Dulciane Ribeiro dos Santos, Instituto Federal do Tocantins
Graduada em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins.
Lucivania Pereira Gloria, Instituto Federal do Tocantins
Graduada em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal do Tocantins. Mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari. Professora do curso de Tecnologia em Logística do Instituto Federal do Tocantins.
Áquila Priscila Pereira dos Santos, Instituto Federal do Tocantins
Graduada em Tecnologia pelo Instituto Federal do Tocantins.
Publicado
2020-04-04
Como Citar
Silva, L. B. da, Santos, D. R. dos, Gloria, L. P., & Santos, Áquila P. P. dos. (2020). A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS VISTA A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CEREUS, 12(1), 106-116. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2789
Seção
Artigos