O PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO PELO SERVIÇO MÓVEL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (SAMU-192) DE UMA CIDADE DA REGIÃO NORTE DO PAÍS.

  • Rafael Souza Silva Universidade de Gurupi UNIRG Instituto Educacional de Santa Catarina - IESC/FAG Universidade Brasil - Faculdade de Colinas do Tocantins

Resumo

O serviço de urgências é fundamental para a redução de agravos a sociedade, desta forma, para organização de seus serviços, age como um órgão regulador que interfere na organização e estruturação dos serviços, entendendo a área da saúde como uma rica oportunidade para aplicação e ampliação de conhecimentos em diversas áreas, serviu como combustível para traçar o perfil do paciente atendido pelo SAMU 192 em um município do interior do Estado do Tocantins. Dessa forma, por meio de um estudo documental, descritiva, retrospectiva com análise quantitativa e qualitativa foi possível encontrar que os principais atendimentos do SAMU 192 são nos dias de segundas e terças-feiras por demandas clínicas a homens, portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e ainda no período diurno.

Biografia do Autor

Rafael Souza Silva, Universidade de Gurupi UNIRG Instituto Educacional de Santa Catarina - IESC/FAG Universidade Brasil - Faculdade de Colinas do Tocantins
Graduado em Enfermagem pela Fundação UNIRG, Especialista em Urgências e Emergências, Mestrado Profissional em Promoção da Saúde pela UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo (Em curso). Possui experiência como Coordenador de Curso Técnico de Enfermagem, Supervisor de estágio e docente pela Escola Técnica Evangélica do Tocantins, Enfermeiro Plantonista no Hospital Municipal de Presidente Kennedy-TO e Gestor do Fundo Municipal de Saúde de Presidente Kennedy... Atualmente é supervisor de Estágio e docente da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas - UNIESP e Instituto Educacional Santa Catarina - IESC/FAG.
Publicado
2020-07-05