Perfil epidemiológico de pacientes chagásicos agudos no sistema de informações e agravos (SINAN) do Estado do Tocantins no período de 2007 a 2018
Resumo
O objetivo deste trabalho foi de levantar, descrever e apresentar o perfil epidemiológico dos pacientes chagásicos agudos no Estado do Tocantins no período de 2007 e 2018. Foram coletados os dados de todos os casos de Doença de Chagas Aguda (DCA) confirmados no Estado do Tocantins, entre 2007 e 2018, e que foram notificados no Sistema de Informações e Agravos de Notificações (SINAN). A doença de Chagas aguda (DCA) é uma doença provocada pelo Tripanosoma cruzi, e tem como vetor o Triatoma Infestans que é um triatomíneo hematófago. Diversos são os meios de transmissibilidade dessa doença, como por exemplo a via oral, vetorial, vertical, acidental, transfusão sanguínea e até mesmo transplante de órgãos de pessoas contaminadas.
Copyright (c) 2021 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.