Uma metodologia de projeto de um sistema de freio de um veículo off-road: Abordagem analítica e experimental
Resumo
Em um veículo off-road de competição, o sistema de freios deve garantir o travamento das 4 rodas na prova de frenagem para ser aprovado. Afim de obter o máximo de eficiência durante a frenagem, é necessário adquirir os parâmetros estáticos do veículo, desenvolver os cálculos teóricos, projetar e selecionar os componentes necessários. Com o projeto apresentado neste trabalho, o aumento na relação de alavanca do pedal, raio do disco traseiro e o desenvolvimento do projeto do balance bar permitiram reduzir a força exercida no pedal para proporcionar uma desaceleração de 0,7g, garantindo o travamento simultâneo dos eixos e o aumento da força de frenagem na dianteira acima de 65%. O novo sistema balance bar proporcionou o ajuste da força de frenagem no eixo dianteiro, permitindo o sistema operar em terra batida e no asfalto em condições ótimas. A validação do balance bar em diferentes configurações e da pressão do sistema foi atingida em um ensaio medindo a força exercida no pedal e através de manômetros aferir as pressões nas linhas de freio, sendo possível afirmar que o novo projeto de freio atingiu o objetivo geral de confiabilidade.
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