Perfil do conhecimento de estudantes do ensino médio de uma escola pública no norte do Tocantins sobre a associação da infecção pelo vírus HPV e a neoplasia de colo uterino
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o nível de conhecimento sobre a associação da infecção pelo vírus HPV e a neoplasia de colo do útero em estudantes do ensino médio. Assim, foi realizado um estudo descritivo, de corte transversal, com amostra intencional de 50 estudantes de escola pública em 2018, sendo 25 mulheres (11 a 14 anos) e 25 homens (11 a 14 anos). Os dados foram coletados através de questionários estruturados, apropriados ao sexo do entrevistado. Com os resultados obtidos, foi possível dimensionar o nível de conhecimento na amostra alvo da pesquisa sobre o conhecimento dos riscos da infecção pelo HPV como precursora de carcinoma ginecológico. 76% da amostra conhecia a relação (sendo 88% do sexo feminino e 12% do sexo masculino), 8% não e 16% não sabem. Também foi dimensionado na amostra se seriam vacinados contra o HPV, e posteriormente divididos por sexo. 28% do sexo masculino são vacinados, 40% não, e 32% não sabem. Já no sexo feminino 80% são vacinadas contra o HPV, 12% não são e 8% não sabem. Portanto, observou-se nas respostas que os entrevistados apresentam conhecimento superficial quando comparado as perspectivas do Ministério da Saúde a respeito da temática.
Copyright (c) 2021 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.