Time-Varying Graphs e séries temporais: Análise do ensino de física nacional por meio de redes semânticas complexas
Resumo
Para o estudo de padrões emergentes em redes semânticas, as métricas pertencentes às redes sociais e complexas podem ser utilizadas. Este artigo tem como objetivo apresentar o método de construção e as análises das redes semânticas complexas formadas pelos títulos pertencentes às dissertações e teses defendidas em Ensino de Física no Brasil, entre os anos de 1972 a 2006. As análises ocorreram por meio das propriedades estatísticas das redes complexas, em redes estáticas. Encontrar os hubs e indicar as temáticas que nortearam o Ensino de Física no Brasil. As redes construídas apresentaram características híbridas, por meio do fenômeno mundo pequeno e livres de escala. Construímos e analisamos as redes baseadas em títulos por meio de um modelo computacional que evolua no tempo, por meio de um Time-Varying Graphs (TVG). Os resultados indicaram as variações temporais pelas janelas de tempo, anualmente, fornecendo indícios de como ocorreu a evolução da área de Ensino de Física no Brasil. Por fim, as análises de Teoria e Ciências das Redes, apresentaram-se como uma ferramenta robusta para analisar a evolução do Ensino de Física nacional.
Copyright (c) 2021 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.