Comunicação entre o profissional da nutrição e o paciente com surdez
Resumo
Inclusão social no atendimento aos portadores de necessidades especiais é um fator necessário para um serviço de qualidade e entender o relacionamento entre o paciente surdo e o profissional de saúde torna-se essencial. O presente trabalho objetivou-se avaliar a qualidade da comunicação entre o profissional nutricionista e paciente com surdez, através de estudo transversal descritivo quali-quantitativa, realizado em três hospitais da cidade de São Luís–MA, com 40 pessoas portadoras de surdez e 20 nutricionistas. Foram utilizados questionários semiestruturados e os dados coletados tabulados no Programa Microsoft Excel. Foi visto que, 55,6% dos nutricionistas já tiveram contato com paciente surdo no local de trabalho, a maioria (22,2%) declarou atender através de um intérprete, a minoria (5,6%) através da língua portuguesa e nenhum através da LIBRAS. Os nutricionistas (83,3%) admitiram não estarem aptos a atender pessoas com surdez, já as pessoas com surdez, todos já receberam atendimento nutricional e a maioria (33,3%) através da língua portuguesa escrita, gestos e mímicas, a minoria (13,3%) através da língua portuguesa escrita e nenhum que soubesse LIBRAS. Com isso, foi possível observar a dificuldade dos nutricionistas na comunicação com as pessoas com surdez, devido a falha comunicativa, devido ao não conhecimento em LIBRAS.
Copyright (c) 2021 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.