Perfil e comportamento do motociclista no trânsito na região dos bairros Jardim Aureny I, II, III, IV e Taquaralto de Palmas-TO
Resumo
A motocicleta tornou-se um veículo popular, e por sua vez é o meio de transporte que configura o maior índice de acidentes, pois seu uso seja como meio de transporte, trabalho ou simplesmente como lazer, tem aumentado rapidamente nos últimos anos. O objetivo foi traçar o perfil e o comportamento do motociclista, utilizando a escala de comportamento no trânsito para motociclistas. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal e quantitativo, no qual obteve uma amostra de 161 motociclistas. Os dados foram coletados nos meses de setembro e outubro de 2013, por meio de um questionário com perguntas fechadas. Os resultados mostraram que dentre os comportamentos observados destacou-se a falta de uso dos Equipamentos de Segurança Individual, pois o único usado por todos rotineiramente foi o capacete; o uso de bebida alcoólica combinado com direção foi afirmado por 46,9%; as questões relacionadas ao excesso de velocidade foram relatadas por 64,8% dos motociclistas; as acrobacias ainda são praticadas por 45,8% dos questionados e os erros de atenção chegou a 46,6%, dos entrevistados. O estudo permitiu conhecer e caracterizar estes condutores, auxiliando na elaboração de políticas públicas, mostrando a necessidade de intensificar a fiscalização e o fortalecimento de condutas preventivas e defensivas no trânsito.
Copyright (c) 2022 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.