Estresse e comportamento alimentar dos professores universitários de instituições privadas de São Luís – MA durante a pandemia do COVID-19
Resumo
Objetivo: Verificar os fatores associados ao estresse em professores universitários no período do isolamento social da pandemia do COVID-19. Material e métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal e analítico, realizado no mês novembro de 2020, em duas instituições particulares de ensino superior na cidade de São Luís – MA. A amostra foi composta por professores universitários adultos de diferentes cursos. A coleta de dados foi realizada por questionário via google forms contendo variáveis sociodemográficas, estilo de vida e clínicas e também foi aplicado o questionário DASS-21 para identificar o estresse. Para verificar os fatores associados ao estresse, foi realizada a regressão de Poisson no programa estatístico Stata® versão 16.0 e adotou-se o valor de p < 0,05. Resultados: Dos 75 entrevistados, 74,7% eram do sexo feminino e 73,3% tinham de 20 a 39 anos, 45,4% eram mestres e 77,3% eram docentes da área da saúde. Quanto ao estresse, 41,4% apresentaram algum grau. Ter hábito de fumar (RP=1,79; IC=1,03-3,11), ter problemas com sono antes da pandemia e eles piorarem com a pandemia (RP=3,09; IC=1,65-5,78), ter idade de 20 a 39 anos (RP=2,09; IC=1,02-4,29) e não fazer exercício físico (RP=1,85; IC=1,14-3,00) foram fatores associados ao estresse. Conclusão: A percepção de estresse durante o isolamento social é perceptível entre os entrevistados e pode gerar implicações importantes que devem ser consideradas pelas universidades para que quadros de estresse sejam evitados e não afetem o comprometimento do ensino e a qualidade de vida dos professores.
Copyright (c) 2023 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.