PERCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI- TOCANTINS FRENTE AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o grau de compreensão dos professores acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade bem como identificar as praticas pedagógicas dos mesmos, frente aos alunos com esse tipo de transtorno.Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva que para a coleta de dados foram utilizados Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que consiste no voluntário concordar em participar de livre e espontânea vontade da pesquisa com o direito de deixar o experimento a qualquer momento e um questionário para verificar o grau de compreensão dos professores sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, verificar as praticas pedagógicas adotadas por esse professor, bem como as dificuldades encontradas durante o trabalho com o aluno com esse tipo de transtorno, que foram respondidos por sete professores que lecionam no ensino fundamental Os resultados revelaram que a maioria dos professores encontram dificuldades para lidar com este tipo de alunos, sendo que a maior dificuldade é a falta de qualificação , ou seja, um despreparo no que diz respeito a sua pratica pedagógica.
Palavras chave: Compreensão, Transtorno de Déficit de Atenção, Professores,
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.