PERCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI- TOCANTINS FRENTE AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

  • Vinicius Lopes Marinho Centro Universitário UNIRG
  • Vanessa Lopes de Matos
  • Viviane Lopes Marinho

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o grau de compreensão dos professores acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade bem como identificar as praticas pedagógicas dos mesmos, frente aos alunos com esse tipo de transtorno.Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva que para a coleta de dados foram utilizados Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que consiste no voluntário concordar em participar de livre e espontânea vontade da pesquisa com o direito de deixar o experimento a qualquer momento e um questionário para verificar o grau de compreensão dos professores sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, verificar as praticas pedagógicas adotadas por esse professor, bem como as dificuldades encontradas durante o trabalho com o aluno com esse tipo de transtorno, que foram respondidos por sete professores que lecionam no ensino fundamental Os resultados revelaram que a maioria dos professores encontram dificuldades para lidar com este tipo de alunos, sendo que a maior dificuldade é a falta de qualificação , ou seja, um despreparo no que diz respeito a sua pratica pedagógica.

 

Palavras chave: Compreensão, Transtorno de Déficit de Atenção, Professores,

Biografia do Autor

Vinicius Lopes Marinho, Centro Universitário UNIRG
Psicólogo, Professor do curso de Psicologia do Centro Universitario Unirg
Publicado
2013-09-03
Como Citar
Marinho, V. L., Matos, V. L. de, & Lopes Marinho, V. (2013). PERCEPÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GURUPI- TOCANTINS FRENTE AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. REVISTA CEREUS, 5(2), 28-42. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/469
Seção
Artigos