Identificação de Infraestruturas de Exploração Florestal em Uma Área de Manejo Sustentável por Meio de Imagens OLI/Landsat 8 e MSI/Sentinel-2
Resumo
As infraestruturas florestais são essenciais para as atividades de exploração de madeira, no entanto, geram impactos ambientais. Assim, esse trabalho buscou analisar a viabilidade de identificação de infraestruturas da exploração florestal em uma área de Manejo Florestal Sustentável (MFS) por meio de dados de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento. Foram aplicadas dez técnicas: cinco Índices de Vegetação (NDVI, TDVI, TVI, RATIO e SAVI), duas Componentes do Modelo Linear de Mistura Espectral (fração solo e vegetação) e dois componentes da Transformação Tasseled Cap (Wetness e Greeness), em imagens Landsat 8 e Sentinel-2, para detecção de infraestruturas florestais construídos em uma área de MFS na Floresta Nacional (FLONA) Saracá-Taquera, Pará. A componente Wetness da Transformação Tasseled Cap aplicada a imagem sentinel-2 teve melhor resultado para o índice kappa e acurácia global, com valor de 0,93 e 83,60, respectivamente. Em relação a fotointerpretação, as técnicas com melhor desempenho foram Wetness da Transformação Tasseled Cap e o NDVI aplicados a imagem Sentinel-2, o TVI na imagem Landsat 8 e a fração Solo do Modelo Linear de Mistura Espectral. Com base nesses resultados foi possível identificar com sucesso infraestruturas florestais como estradas primárias e secundárias, utilizando essas técnicas aplicadas em imagens de média resolução.
Copyright (c) 2024 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.