Desenvolvimento e Avaliação de um Modelo Computacional de Análise Cinemática de uma Suspensão Duplo A com Sistema de Acionamento de Amortecimento Indireto

  • Tobias Guimarães Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ricardo Humberto de Oliveira Filho
  • Márcio Fernando Correa Silveira

Resumo

A construção de um veículo de competição Fórmula SAE (FSAE) possui um custo elevado, e como este recurso é escasso para a maioria das equipes, existe uma limitação para construção de veículos testes. Portanto, a utilização de modelos matemáticos e computacionais têm sido o melhor caminho para desenvolver e validar um projeto antes da fabricação. Além disso, a implementação computacional do modelo matemático e de seu comportamento cinemático possui um enorme peso, já que nem sempre as instituições de ensino possuem acesso aos programas presentes no mercado. O modelo de suspensão utilizado foi a duplo A com acionamento indireto do sistema de amortecimento, altamente utilizado pelas equipes FSAE e em veículos de alto desempenho, tais como os de F1 (Fórmula 1). Cada análise realizada neste trabalho se referiu a resultados específicos que são buscados para uma suspensão duplo A de um veículo de competição, com intuito de performar na pista específica da competição Fórmula SAE Brasil. Por fim, foi possível validar o modelo computacional através da comparação com o modelo matemático implementado em MATLAB®.

Publicado
2024-07-09
Como Citar
Guimarães, T., Ricardo Humberto de Oliveira Filho, & Márcio Fernando Correa Silveira. (2024). Desenvolvimento e Avaliação de um Modelo Computacional de Análise Cinemática de uma Suspensão Duplo A com Sistema de Acionamento de Amortecimento Indireto. REVISTA CEREUS, 16(2), 482-496. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/4849
Seção
Artigos