DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO RURAL, APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA E DO TRABALHO NO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE/MG

  • Luiz Paulo Ribeiro Faculdade de Nova Serrana e Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fátima Lúcia Caldeira Brant Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Contagem/MG.
  • Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Nos últimos anos vislumbra-se o nascimento de novas formas de relacionamento com os espaços rurais, seja no âmbito interpessoal, econômico, social e político. O objetivo desse artigo é divulgar as ações locais de uma associação de produtores rurais familiares, assim como de enfatizar o papel das políticas públicas para a manutenção da vida e do trabalho no campo. Trata-se de uma pesquisa de cunho documental quanti-qualitativa feita através de análise de 23 atas de reuniões e de análise de documentos necessários para a inclusão na Associação, 75 Declarações de Aptidão ao Programa Apoio a Agricultura Familiar, além de observação participante em reuniões dos agricultores. Os resultados apontam para uma fortificação do produtor rural familiar a partir da organização da associação estudada, além do surgimento de novas significações do território rural e de novas ruralidades, seja no que tange à propriedade e à estrutura social e familiar. A discussão do mesmo é feita através da análise do papel social do trabalho rural e da agricultura familiar, assim como, da crítica às tensões mercadológicas às quais o produtor rural também está submetido.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Ribeiro, Faculdade de Nova Serrana e Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Educação (UFMG), Mestre em promoção de saúde e prevenção da violência (UFMG), psicólogo (PUC Minas). Atualmente trabalha como psicólogo clínico nas cidades de Santo Antônio do Monte e Nova Serrana e ainda como psicólogo e professor universitário na Faculdade de Nova Serrana.
Fátima Lúcia Caldeira Brant, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Contagem/MG.
Psicóloga, pós-graduada em Políticas Sociais (PUC Minas, 1996) e em Saúde do Trabalhador (UFMG, 2009) e mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (FM - UFMG).
Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Médico do Trabalho, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
Publicado
2014-09-12
Como Citar
Ribeiro, L. P., Caldeira Brant, F. L., & Magalhães Pinheiro, T. M. (2014). DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO RURAL, APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA E DO TRABALHO NO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE/MG. REVISTA CEREUS, 6(2), 101 a 115. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/581