DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO RURAL, APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA E DO TRABALHO NO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE/MG
Resumo
Nos últimos anos vislumbra-se o nascimento de novas formas de relacionamento com os espaços rurais, seja no âmbito interpessoal, econômico, social e político. O objetivo desse artigo é divulgar as ações locais de uma associação de produtores rurais familiares, assim como de enfatizar o papel das políticas públicas para a manutenção da vida e do trabalho no campo. Trata-se de uma pesquisa de cunho documental quanti-qualitativa feita através de análise de 23 atas de reuniões e de análise de documentos necessários para a inclusão na Associação, 75 Declarações de Aptidão ao Programa Apoio a Agricultura Familiar, além de observação participante em reuniões dos agricultores. Os resultados apontam para uma fortificação do produtor rural familiar a partir da organização da associação estudada, além do surgimento de novas significações do território rural e de novas ruralidades, seja no que tange à propriedade e à estrutura social e familiar. A discussão do mesmo é feita através da análise do papel social do trabalho rural e da agricultura familiar, assim como, da crítica às tensões mercadológicas às quais o produtor rural também está submetido.
- Gráfico 01: Contraposição dos Associados entre os grupos etários e acúmulo de renda declarados na DAP (%)
- Gráfico 02: Distribuição dos associados quanto ao vínculo feito com as terras em que produz junto à ASPROSAM (%).
- Gráfico 03: Distribuição dos associados quanto ao vínculo conjugal – estado civil (%).
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.