FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A TOXOPLASMOSE GESTACIONAL NAS UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE DOS SETORES VILA NOVA E SEVILHA DE GURUPI, TOCANTINS, BRASIL.

  • marcos gontijo gontijo Unirg

Resumo

Introdução: A toxoplasmose gestacional é uma doença de grande relevância para a saúde pública devido ao risco de transmissão vertical e a possibilidade de causar graves lesões aos conceptos. Objetivo: Avaliar a assistência pré-natal oferecida nas Unidades básicas de Saúde dos setores Vila Nova e Sevilha de Gurupi, Tocantins, com ênfase na toxoplasmose gestacional e seus fatores de risco. Metodologia: Foram pesquisadas 111 mulheres gestantes, sendo 60 da Unidade de Saúde do Setor Sevilha, e 51 da Unidade de Saúde do Setor Vila Nova. Foi Avaliada por meio de sorologia a prevalência da toxoplasmose, o perfil sociodemográfico e os fatores de risco para transmissão da toxoplasmose. Os dados foram inseridos no programa Epi-Info 3.3.2 de onde foram preparadas tabelas de contingência, para determinação da associação entre variáveis por meio do odss ratio. Resultados: No total foram encontradas 71 (63,96%) mulheres infectadas cronicamente (presença de anticorpos da classe IgG) com o Toxoplasma gondii. Foi encontrado relação entre a contaminação toxoplásmica com o uso de água não tratada que aumentou 2,5 vezes a chance de contaminação, o consumo de linguiça artesanal que aumentou 2,2 vezes mais o risco e o fato de possuir gatos que aumentou 7,1 vezes mais a chance da infecção parasitária. Conclusões: A prevalência da toxoplasmose em gestantes foi alta e estava relacionada diretamente com a ingestão de água não tratada, linguiça artesanal e contato com gatos.

Biografia do Autor

marcos gontijo gontijo, Unirg
Doutorando em Medicina tropical pela Universidade Federal de Goiás (2012), Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás (2006), Possui graduação em Biomédicina pela Universidade Federal de Goiás (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é professor titular de parasitologia do Centro Universitário UNIRG em Gurupi-Tocantins. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico da toxoplasmose congênita, controle de vetores, análise histopatológica e histológica.
Publicado
2014-12-16
Como Citar
gontijo, marcos gontijo. (2014). FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A TOXOPLASMOSE GESTACIONAL NAS UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE DOS SETORES VILA NOVA E SEVILHA DE GURUPI, TOCANTINS, BRASIL. REVISTA CEREUS, 6(3), 145 a 157. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/793