PROGRAMAS DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PRECOCE NO BRASIL, UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Rise Iuata Rank Centro Universitário UNIRG
  • Murielly Chaves da Luz Mendes
  • Joana Estela Rezende Vilela Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO, Brasil.
  • Marcos Sampaio Rank Prefeitura municipal de Gurupi
  • Omar Franklin Tinoco Molina Pesquisador Senior do Centro Universitário Unirg, Gurupi, TO, Brasil.

Resumo

Introdução: Os programas odontológicos educativos e preventivos que buscam a promoção da saúde bucal em crianças de 0 a 5 anos, vem sendo implementados no Brasil. Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar uma vasta revisão de literatura de Programas de  atendimento odontológico precoce realizados no Brasil. Metodologia: Este trabalho foi realizado através de pesquisa nos banco de dados Bireme, Pubmed, realizadas a partir de 2000 Resultados: A maioria dos programas voltados à saúde bucal na primeira infância promovem conscientização de se manter a saúde bucal com medidas e estratégias educativas aos pais e responsáveis, mesmo antes do nascimento da criança, para que a atenção odontológica seja iniciada precocemente. Vários programas alcançaram a diminuição das doenças bucais e as sequelas dos principais problemas que afetam a saúde bucal da população. O conhecimento das mães em relação à saúde bucal, incluindo hábitos bucais e hábitos alimentares de seus filhos foram avaliadas por meio de entrevistas e questionários. Os programas de atenção precoce foram mais eficazes quando a criança ingressava com menor idade, participava com   assiduidade e quando havia o acompanhamento a longo prazo.Conclusão: O Brasil apresenta programas odontológicos voltados para crianças com idade precoce, no entanto, a literatura com evidências científicas são escassas e não seguem um protocolo único de atendimento, eles são realizados de acordo com cada região, mas tornam-se importantes, pois todos eles visam benefícios que propiciem uma melhor qualidade de vida para as crianças.

 

Biografia do Autor

Rise Iuata Rank, Centro Universitário UNIRG

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Uberaba (1988), especialização e mestrado em Odontopediatria pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2004), especialização em ORTODONTIA pela UNINGÁ (TO) e doutorado em odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Atualmente é professora do curso de odontologia do Centro Universitário UNIRG de Gurupi. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas da odontopediatria: comportamento e ansiedade, odontologia para bebê, educação e promoção de saúde.

Murielly Chaves da Luz Mendes
Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário Unirg
Joana Estela Rezende Vilela, Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO, Brasil.
Especialista em Saúde Pública e Odontopediatria. Departamento de Odontopediatria e Saúde Pública do Curso de Odontologia,
Marcos Sampaio Rank, Prefeitura municipal de Gurupi
Especialista em Prótese e Implantodontia, funcionário municipal do Programa de prevenção. Preceptor no Programa de atendimento odontológico Precoce
Omar Franklin Tinoco Molina, Pesquisador Senior do Centro Universitário Unirg, Gurupi, TO, Brasil.
Cirurgião Dentista, Pos Doc em Dor Orofacial pela New York University e Harvard University. Mestre em odontopediatria.
Publicado
2015-04-30
Como Citar
Rank, R. I., Mendes, M. C. da L., Vilela, J. E. R., Rank, M. S., & Molina, O. F. T. (2015). PROGRAMAS DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PRECOCE NO BRASIL, UMA REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA CEREUS, 7(1), 160-176. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/822