Mapeamento sistêmico da aplicabilidade da análise de confiabilidade em sistemas de monitoramento estrutural

Resumo

O método de monitoramento da integridade estrutural (SHM – do inglês Structural Health Monitoring) tem sido amplamente utilizado em processos de detecção, localização e quantificação de danos em sistemas mecânicos. Essa área de estudo visa, principalmente, analisar a integridade estrutural dos sistemas mecânicos abrangendo não somente o processo de identificação do dano, mas também ações de correção e controle. De forma paralela, a análise de confiabilidade teve um aumento em pesquisas não só em estruturas, mas também nos materiais compósitos para auxiliar nas probabilidades de falha estrutural de acordo com seus modos de falhar. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura quanto ao desenvolvimento e a aplicabilidade da análise de confiabilidade no monitoramento de falhas em componentes estruturais. Para realização do mapeamento sistemático, utilizou-se as bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), SCOPUS e Web Of Science. Ressalta-se que a execução do processo de mapping study possibilitou a otimização do estudo realizado, bem como possibilitou a identificação dos principais GAP’s referentes ao assunto abordado. Os resultados demonstraram que existem estudos quanto a aplicação prática dessa ferramenta em estruturas do cotidiano industrial, porém há uma grande carência de estudos voltados a sistemas ativos de monitoramento.  

Biografia do Autor

Renan Garcia, Universidade Federal de Catalão

Bacharel em Matemática Industrial e Mestrando em Modelagem e Otimização, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão.

Camila Pereira da Silva, Universidade Federal de Goias

Bacharel em Matemática Industrial e Mestranda em Modelagem e Otimização, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão.

José dos Reis Vieira de Moura Jr., Universidade Federal de Catalão

Doutor em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Catalão.  

Publicado
2021-07-05
Como Citar
Garcia, R., Pereira da Silva, C., & José dos Reis Vieira de Moura Jr. (2021). Mapeamento sistêmico da aplicabilidade da análise de confiabilidade em sistemas de monitoramento estrutural. REVISTA CEREUS, 13(2), 136-149. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3417
Seção
Artigos