Ocorrência de Sífilis Congênita em uma capital da Amazônia Ocidental Brasileira de 2010 a 2019

Resumo

A sífilis é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Treponema pallidum, sendo suas principais formas de contágio as vias sexuais e verticais. Quando mulheres no período gestacional adquirem a enfermidade e não tratadas ou que recebem o tratamento inadequado acabam transmitindo o microrganismo ao congênito, acarretando no desenvolvimento da sífilis congênita (SC). Realizou-se um estudo transversal e descritivo, abordando dados epidemiológicos disponíveis pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE), juntamente com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). No período de estudo, registrou-se 245 casos de SC, os registros das fichas do SINAN apresentaram uma defasagem de 5,76% no número de casos, quando comparado as informações da SESACRE em mesmo período. As crianças mais acometidas foram com idade inferior a 7 dias de idade, a faixa etária materna entre 20 a 29 anos foi a mais afetada, a assistência pré-natal foi realizada por 73,47%, contudo 57,14% obteve o diagnóstico da doença somente no parto. A ocorrência da doença no município de Rio Branco-AC no período de 2010 a 2019 foram de 245 casos. Inegavelmente necessitando melhorias no Sistema Público de Saúde e aos devidos sistemas de vigilância epidemiológica.

Biografia do Autor

Dhonatan da Silva Souza, Centro Universitário Meta – UNIMETA

Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Meta - UNIMETA (2021). Participou do Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Científica da Unimeta (2020), com a linha de pesquisa direcionada a Epidemiologia de Doenças Transmissíveis.

Mário Jânio Maia Nery Júnior, Centro Universitário Meta - UNIMETA

Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Meta - UNIMETA (2016). Especialista em Microbiologia Clínica no Controle de Infecções Hospitalares pela a UNIMETA (2017). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2019), com a linha de pesquisa voltada para Biotecnologia.

Publicado
2022-07-06
Como Citar
Souza, D. da S., & Nery Júnior, M. J. M. (2022). Ocorrência de Sífilis Congênita em uma capital da Amazônia Ocidental Brasileira de 2010 a 2019. REVISTA CEREUS, 14(2), 4-16. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/3618
Seção
Artigos