Modelagem Computacional no Estudo de Deformações em Pavimentos Flexíveis
Resumen
Devido a matriz dos transportes brasileira ser constituída em grande parte por deslocamentos rodoviário, torna-se importante conhecer os principais fatores que influenciam a ruína de uma rodovia, por conta disto o presente trabalho visa estudar o comportamento de um pavimento exposto a uma variação sazonal de temperatura, assim permitindo a análise das respostas estruturais quando submetido aos carregamentos dos eixos rodoviários. Para realizar esta análise, levaram-se em conta três tipos de revestimentos de espessuras diferentes (5, 10 e 15 cm) considerando que o módulo de resiliência destas camadas varia com a temperatura. Os dados experimentais de temperatura são referentes a média de dez dias de forte insolação do mês de fevereiro das 13:00h horas às 18:20h variando de 20 em 20 minutos. Através do software AEMC/SisPav, que utiliza os módulos calculados para cada seção do revestimento e os módulos referentes as demais camadas do pavimento, serão calculadas as deformações, tensões e deslocamentos para estimar sua vida útil através de modelos de desempenho que simulam a degradação da estrutura através dos mecanismos de ruptura por fadiga e deformação permanente.Derechos de autor 2018 REVISTA CEREUS
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