Análise de Desempenho de Comunicação Usando a Funcionalidade de Memória Compartilhada do MPI 3.0
Resumen
Na execução de um programa paralelizado com a biblioteca de comunicação por troca de mensagens MPI num nó computacional de memória compartilhada, a troca de mensagens entre processos pode ocasionar uma contenção pelo acesso à memória, prejudicando a escalabilidade do programa paralelo. A versão 3.0 do MPI implementou uma nova funcionalidade, a comunicação unilateral Shared Memory (SHM) que utiliza uma janela de memória comum aos processos executados no mesmo nó computacional na qual esses processos podem efetuar leituras e escritas diretamente, sem uso de funções MPI e sem armazenamento intermediário. Este trabalho avalia o desempenho
computacional dessa nova funcionalidade do MPI na execução de um código de diferenças finitas em C e em Fortran 90 utilizando uma máquina paralela Cray. A comunicação unilateral SHM é comparada à comunicação bilateral convencional MPI.
Derechos de autor 2018 REVISTA CEREUS
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.