COMPARAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE DUAS VARIANTES DO MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO DE COLISÃO DE PARTÍCULAS

  • Ane Élida Nogueira Frauches Almoaia
  • Wagner Figueiredo Sacco Universidade Federal do Oeste do Pará.
  • Antonio J. Silva Neto Instituto Politécnico - UERJ

Resumo

Algumas variantes do algoritmo de colisão de partículas (Particle Collision Algorithm - PCA) vêm sendo propostas, e entre elas, o algoritmo de colisão de partículas com Hooke-Jeeves (HJPCA) e o algoritmo de colisão de partículas com seção de choque (CSPCA). O objetivo central deste artigo é utilizar-se de ferramentas estatísticas não-paramétricas a fim de comparar as taxas de sucesso quando estas duas variantes são expostas a problemas de natureza e complexibilidade distintas. Para isso, foi utilizado o teste dos postos sinalizados de Wilcoxon para determinar se estatisticamente um algoritmo apresenta um desempenho melhor do que o outro. Foram utilizadas funções teste desenvolvidas para o estudo do desempenho de métodos de otimização, bem como problemas modelados por sistemas de equações algébricas não-lineares. Ambos os algoritmos foram capazes de produzir resultados satisfatórios para as funções teste. Mas quando submetidos à segunda classe de problemas, seus desempenhos foram aparentemente distintos.

Biografia do Autor

Ane Élida Nogueira Frauches Almoaia
Mestre em Modelagem Computacional pelo IPRJ-UERJ, Engenheira de Controle e Automação pelo IFF com graduação sanduíche na University of Colorado at Colorado Springs
Wagner Figueiredo Sacco, Universidade Federal do Oeste do Pará.
Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) Atualmente é Professor Associado 1 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA, Santarém).
Antonio J. Silva Neto, Instituto Politécnico - UERJ
Antônio José da Silva Neto é Engenheiro Mecânico/Nuclear (UFRJ,1983), M.Sc. em Engenharia Nuclear (COPPE/UFRJ, 1989) e Ph.D. em Engenharia Mecânica (North Carolina State University, 1993). Desde 1997 é professor no Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Professor Adjunto 1997-2012, Professor Associado 2012-2013, Professor Titular 2013 - ).
Publicado
2019-11-13
Como Citar
Almoaia, A. Élida N. F., Sacco, W. F., & Silva Neto, A. J. (2019). COMPARAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE DUAS VARIANTES DO MÉTODO DE OTIMIZAÇÃO DE COLISÃO DE PARTÍCULAS. REVISTA CEREUS, 11(3), 44-60. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/2679
Seção
Artigos