DIVERSIFICAÇÃO E PECUÁRIA LEITEIRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NOS MUNICÍPIOS DE TUCUMÃ E CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, NO ESTADO DO PARÁ.
Resumen
O objetivo da pesquisa foi identificar os fatores que contribuíram para as escolhas de produtores rurais em diversificar os negócios e iniciar a produção de leite. A pesquisa classificada como aplicada, exploratória e descritiva com abordagem quantitativa contou com a participação de 160 produtores em amostragem probabilista estratificada. Os dados foram tratados com estatística descritiva, inferencial e multivariada (análise fatorial e análise de aglomerados). A análise fatorial explicou 61,87% da variância em três fatores, identificados como Finanças (36,36%), Capacitação (15,18%) e Demonstração (10,33%). A análise de aglomerados formou dois agrupamentos denominados como Fortemente Influenciado (83%) e Fracamente Influenciado (17%). Os resultados indicaram que os principais fatores impulsionadores da diversificação foram de ordem financeira e de negócios. A qualificação profissional e o processo de aprendizagem também contribuíram para a escolha pela atividade leiteira, assim como a opinião dos que iniciaram antes na atividade. A maioria dos produtores foi fortemente influenciada pelos fatores identificados no estudo. Contudo, uma pequena parcela dos entrevistados recebeu outras influências não relacionadas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.