USO DA VISÃO COMPUTACIONAL PARA RECONHECIMENTO DE PADRÕES DERMATOGLIFICOS NA IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS COM POSSÍVEIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

  • Hailton David Lemos Universidade Federal de Goiás
  • Jade Caiuá Campos Lemos
  • Raquel Ribeiro de Almeida

Resumo

Neste trabalho, propõe-se o uso de imagens digitais dos dermatoglifos dos dedos das mãos, com a finalidade de, através de um teste simples e não invasivo, identificar padrões dermatoglíficos que indiquem possíveis dificuldades de aprendizado. As imagens foram coletadas de acordo com um sistema de cores do padrão Red, Green and Blue (RGB), que fornece uma matriz definidora do valor de cor obtido de cada ponto da imagem. Esses valores foram processados e analisados, pixel a pixel, gerando informações estatísticas necessárias para identificar características dos dermatoglifos para análise, comparação e identificação dos padrões. Os resultados mostraram diferenças nos padrões dermatoglíficos dos indivíduos com dificuldade de aprendizagem em relação ao grupo controle, com maior número de verticilos, deltas e SQTL no primeiro. Estes achados podem indicar a possibilidade de auxílio diagnóstico de distúrbios de aprendizagem pela dermatoglifia, sendo necessários mais estudos para corroborar os achados e identificar características específicas para cada tipo de distúrbio.

Palavras-chave: Dermatoglifia. Diagnóstico. Distúrbios de aprendizagem.

Biografia do Autor

Hailton David Lemos, Universidade Federal de Goiás
Administração de Empresas/Ciências Biológicas
Publicado
2014-01-15
Como Citar
Lemos, H. D., Lemos, J. C. C., & Almeida, R. R. de. (2014). USO DA VISÃO COMPUTACIONAL PARA RECONHECIMENTO DE PADRÕES DERMATOGLIFICOS NA IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS COM POSSÍVEIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM. REVISTA CEREUS, 5(3), 59. Recuperado de http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/article/view/35
Seção
Artigos