Salinity determination at the paraíba do sul river delta using empirical correlations and the Google Earth engine platform
Resumo
O monitoramento da qualidade da água é uma tarefa difícil, e a salinidade é um dos fatores mais relevantes, com implicações na comunidade aquática e no fornecimento de água para a população. A aplicação de correlações empíricas em imagens de satélite para a determinação da salinidade é um recurso que pode ser empregado em regiões estuarinas. O presente estudo aplicou três correlações empíricas, os algoritmos Cilamaya e Cimandiri, e o Índice de Salinidade de Diferença Normalizada em pontos localizados no estuário do rio Paraíba do Sul e em mar aberto, com o objetivo de testar a eficácia dos métodos aplicados. Ao se analisar todos os pontos, o algoritmo Cimandiri apresentou melhor correlação em pontos com maior salinidade, e o Cilamaya apresentou melhor correlação em pontos localizadas no interior do estuário. Pode-se concluir que os algoritmos podem ser utilizados para determinação de salinidade, mas estudos recentes indicam que a aplicação de técnicas de machine learning podem obter resultados melhores para o presente propósito.
Copyright (c) 2023 REVISTA CEREUS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Os autores do manuscrito submetido declaram ter conhecimento que em caso de aceitação do artigo, a Revista Cereus, passa a ter todos os direitos autorais sobre o mesmo. O Artigo será de propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica.