Gasometria arterial: aplicações e implicações para a enfermagem

  • Jéssica Mayara Alves Pinto Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED
  • Kelmi Cristina Saracini Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED
  • Leo Christyan Alves de Lima Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED
  • Laurindo Pereira de Souza Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/Rondônia(Brasil)
  • Marcia Guerino de Lima Hospital de urgência e Emergência de Rondônia - HEURO. Secretaria Estadual de Saúde- Rondônia-SESAU.
  • Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri Hospital de urgência e Emergência de Rondônia - HEURO. Secretaria Estadual de Saúde- Rondônia-SESAU

Resumo

Introdução: Os distúrbios acidobásicos estão associados ao grande risco de disfunção de órgãos, sistemas e óbitos em pacientes internados em terapia intensiva. A punção arterial para fins de gasometria é um procedimento específico do enfermeiro e demanda competência técnica e científica para sua execução. Objetivo: realizar uma revisão bibliografica concernente a gasometria arterial, evidenciando suas aplicaçoes e implicaçoes para enfermagem, propondo os principais rótulos diagnósticos de enfermagem e suas intervenções baseadas no processo de enfermagem e legislação vigente. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica. Os dados foram coletados em artigos disponíveis na internet, por meio da busca em base de dados: Lilacs, SciELO, Bdenf, e publicados na língua inglesa e portuguesa. Resultados: a técnica de coleta consiste na amostra de sangue arterial para análise gasométrica com a finalidade de auxiliar no diagnóstico, conduzir terapêutica e detectar o nível dos gases no sangue, avaliando a adequação da oxigenação e ventilação e o estado acidobásico através da medição dos componentes respiratórios e não respiratórios. A principal indicação para gasometria é a obtenção de valores para as pressões parciais de oxigênio e de dióxido de carbono e para pH arterial. A capacidade de analisar a gasometria arterial, relacionando-a a clínica do paciente, é uma função importante do enfermeiro, pois fornece uma visão geral da situação do paciente em relação a sua oxigenação, ventilação e estado ácido-básico. Considerações finais: Diante do que foi apresentado, torna-se essencial que o enfermeiro esteja atualizado e seja capaz cientificamente e tecnicamente de coletar sangue arterial, visto que sua competência dentro da equipe de enfermagem busca realizar procedimentos mais complexos, por isso, conhecer a técnica de coleta de gasometria arterial, torna se indispensável para evitar complicações inerentes ao procedimento, tornando assim o cuidado humano seguro e com qualidade.

Biografia do Autor

Jéssica Mayara Alves Pinto, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED
Acadêmica do 7º período de Enfermagem
Kelmi Cristina Saracini, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED
Acadêmica do 7º período de Enfermagem
Leo Christyan Alves de Lima, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED
Acadêmico do 7º período de Enfermagem
Laurindo Pereira de Souza, Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/Rondônia(Brasil)
Mestre em Ciências da Saúde-IAMSPE/SP(Brasil), Especialista em terapia intensiva pela Associação Brasileira de Enfermagem-ABENTI/AMIB, Especialista em terapia adulto e pediátrico-UNINGÁ/Maringá, Docente do departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal/RO(Brasil), Coordenador da CTI adulto do Hospital Regional de Cacoal/SESAU/RO.
Marcia Guerino de Lima, Hospital de urgência e Emergência de Rondônia - HEURO. Secretaria Estadual de Saúde- Rondônia-SESAU.
Especialista em obstetrícia e obstetrícia Social; Enfermeira assistencial do Hospital de urgência e Emergência de Rondônia - HEURO.
Ellen Daiane Biavatti de Oliveira Algeri, Hospital de urgência e Emergência de Rondônia - HEURO. Secretaria Estadual de Saúde- Rondônia-SESAU
Especialista em ginecologia e obstetrícia; Enfermeira Assistencial do Hospital de urgência e Emergência de Rondônia - HEURO.
Publicado
2017-07-06