Gasometria arterial: aplicações e implicações para a enfermagem
Resumo
Introdução: Os distúrbios acidobásicos estão associados ao grande risco de disfunção de órgãos, sistemas e óbitos em pacientes internados em terapia intensiva. A punção arterial para fins de gasometria é um procedimento específico do enfermeiro e demanda competência técnica e científica para sua execução. Objetivo: realizar uma revisão bibliografica concernente a gasometria arterial, evidenciando suas aplicaçoes e implicaçoes para enfermagem, propondo os principais rótulos diagnósticos de enfermagem e suas intervenções baseadas no processo de enfermagem e legislação vigente. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório qualitativo, descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica. Os dados foram coletados em artigos disponíveis na internet, por meio da busca em base de dados: Lilacs, SciELO, Bdenf, e publicados na língua inglesa e portuguesa. Resultados: a técnica de coleta consiste na amostra de sangue arterial para análise gasométrica com a finalidade de auxiliar no diagnóstico, conduzir terapêutica e detectar o nível dos gases no sangue, avaliando a adequação da oxigenação e ventilação e o estado acidobásico através da medição dos componentes respiratórios e não respiratórios. A principal indicação para gasometria é a obtenção de valores para as pressões parciais de oxigênio e de dióxido de carbono e para pH arterial. A capacidade de analisar a gasometria arterial, relacionando-a a clínica do paciente, é uma função importante do enfermeiro, pois fornece uma visão geral da situação do paciente em relação a sua oxigenação, ventilação e estado ácido-básico. Considerações finais: Diante do que foi apresentado, torna-se essencial que o enfermeiro esteja atualizado e seja capaz cientificamente e tecnicamente de coletar sangue arterial, visto que sua competência dentro da equipe de enfermagem busca realizar procedimentos mais complexos, por isso, conhecer a técnica de coleta de gasometria arterial, torna se indispensável para evitar complicações inerentes ao procedimento, tornando assim o cuidado humano seguro e com qualidade.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.