O Abuso de substâncias psicoativas e seu impacto intrafamiliar: uma analise bibliográfica
Resumo
Introdução: Na sociedade há uma crescente preocupação decorrente ao aumento de problemas correlacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas. Entretanto, existem poucos estudos relacionados ao impacto familiar sofrido pela a dependência química. Objetivos: Verificar quais os impactos intrafamiliares decorrentes ao abuso de substâncias psicoativas por meio da literatura; diferenciar os conceitos de uso, abuso e dependência de drogas; descrever os fatores de risco e proteção mediante ao abuso destas substâncias e apontar as possíveis consequências do abuso de substâncias psicoativas no âmbito psicossocial do sujeito. Material e Métodos: a pesquisa foi de caráter bibliográfico, utilizando apenas livros, documentos técnicos e artigos científicos publicados entre os anos de 2003 à 2015, de língua portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, e que discorressem sobre a temática dependência química. Resultados: Por meio da literatura, foi possível verificar que entre principais elementos que impactam o âmbito familiar, destacam-se o não monitoramento do desenvolvimento do indivíduo; dificuldades de estabelecer normas e manejar os problemas; comunicação ruim e sem modelos positivos; falta de um dos pais e status sócio-econômico familiar muito baixo. Conclusão: verificou-se a necessidade de se desenvolver mais pesquisas em torno da influencia, positiva ou não, da família ao dependente químico, principalmente com enfoque qualitativo e quantitativo.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.