Infarto Agudo do Miocardio: Assitência ao paciente pós-infarto internado em Unidade de Terapia Intensiva
Resumo
Introdução: O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) se dá por uma oclusão da artéria coronária, através da formação de um coágulo ou placa de ateroma, diminuindo o fluxo sanguíneo e levando parte do miocárdio à um processo de necrose o que desencadeia em um grande número de óbitos na população mundial. Objetivo:Realizar uma revisão sistemática de literatura sobre o infarto agudo do miocárdio, enfatizando a assistência ao paciente pós-infarto internado em Unidade de Terapia Intensiva.Metodologia:Foi realizado uma busca em portais científicos como PubMed (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/) e Scielo (www.scielo.com.br) usando como descritores“Infarto Agudo do Miocardio” e“UTI”.O período de busca foi de 2011 a 2016.Resultados:No Pubmed foram encontrado 151 artigos e no Scielo 126, totalizando 277 artigos. Estes artigos foram triados e excluídos os que não tratavam sobre assistência, restando 26 artigos que comporam esse estudo. Os artigos selecionados foram analisados e os assuntos separados em 09 (nove) tópicos para melhor entendimento do tema. Conclusão:foi observada uma enfâse das publicações no fatodo IAM ser uma patologia de facil diagnóstico, mas que se não tratada a tempo possui um alto indice de mortes nas primeiras horas após o ocorrido. A gravidade depende da extensão da região atingida e de todos os fatores de riscos associados.
Palavras-chave: Infarto Agudo do Miocárdio, UTI, Assistência.
Copyright (c) 2018 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.