Efeito do suco de noni (Morinda citrifolia l.) em ratos submetidos a estresse por imobilização
Resumo
Introdução: o eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal (HHA) é ativado em situações de estresse com consequente depleção de ácido ascórbico nas glândulas adrenais (AAA). O noni (N) tem sido foco de pesquisas devido a variados benefícios terapêuticos, incluindo ação ansiolítica, porém, estudos associados a estresse são escassos.
Objetivo: mensurar o conteúdo de ácido ascórbico das adrenais de ratos submetidos a estresse e tratados com suco de noni e dos respectivos controles.
Material e métodos: Após aprovação do CEUA sob protocolo número 017, os animais foram divididos em grupos: sem estresse + água (C, 6 ratos); sem estresse + suco de noni a 30 % durante 7 dias (CN7, 8 ratos) e 14 dias (CN14, 7 ratos); com estresse + água (E, 8 ratos); com estresse + suco de noni a 30 % durante 14 dias (EN14, 5 ratos), sendo que o fator estressor consistiu na contenção dos animais em garrafas pet. Sob anestesia, as adrenais foram excisadas, pesadas e maceradas com ácido metafosfórico. Leituras espectrofotométricas das alíquotas do filtrado reagidas com 2,6-diclorofenol-indofenol foram padronizadas para peso glandular e corpóreo e AAA expresso em µg/100 mg/100 g.
Resultados: houve depleção de AAA (p = 0,0001) no grupo E (31,8 ± 7,8) em relação ao C (66 ± 18), evidenciando estresse por imobilização, o qual foi revertido embora não significativo no EN14 (39,3 ± 5). Não houve diferença significativa entre os grupos CN7 (56,9 ± 17,8) e CN14 (47, 3 ± 7,6) comparados a C. Quanto ao peso das adrenais, observou-se uma atrofia significativa (p < 0,0001) no grupo CN14 (17,7 ± 1,8 mg) em comparação ao C (32,3 ± 7,6 mg), sugerindo que em animais não estressados possa ocorrer um bloqueio no eixo HHA por ação mediadora de compostos contidos no suco de noni.
Conclusão: a imobilização induz estresse e o suco de noni industrializado apresenta uma possível propriedade adaptógena, porém não conclusivamente antiestressora.
Descritores: Morinda citrifolia l. Noni. Estresse fisiológico. Imobilização.
Copyright (c) 2017 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.