Identificação do tratamento mais eficaz na Síndrome Coronariana Aguda na Unidade de Terapia Intensiva - revisão bibliográfica

  • Patrícia Moreira Bom Alves Médica. Pós-Graduanda em Terapia Intensiva pela AMIB na Faculdade Redentor. Palmas - TO.
  • Camila Rodrigues de Oliveira Médica. Graduada pelo ITPAC. Palmas - TO.
  • Sâmya di Paula Alves Ferreira Sampaio Médica. Graduada pelo ITPAC. Palmas - TO.
  • Kariny Rodrigues de Oliveira Médica. Graduada pelo ITPAC. Palmas - TO.

Resumo

Introdução: A população mundial está envelhecendo, esta condição foi conquistada como resultado do avanço na saúde. No Brasil, as doenças cardiovasculares ainda permanecem como a primeira causa de mortalidade proporcional, dentre elas a síndrome coronariana aguda.

Objetivo: Avaliar o tratamento médico mais eficaz para reduzir o índice de mortalidade de pacientes com SCA na unidade de terapia intensiva.

Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, com base em artigos, teses, diretrizes, protocolos, nacionais e internacionais. Usando como fonte de pesquisas as bases de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para a pesquisa foram usados os descritores: Síndrome Coronariana Aguda, tratamento e UTI.

Resultados: Foi realizada uma análise de 43 bibliografias, destes, 24 foram selecionadas para compor o artigo. Na terapêutica da SCA houve inúmeros avanços nas últimas décadas, resultando num importante impacto contra a morbi-mortalidade, porém, o atraso no inicio do tratamento ainda é um grande obstáculo. Alguns medicamentos são essenciais no tratamento desses pacientes, seguindo as referências utilizadas, dentre eles: heparina, nitratos, morfina para o combate da dor e betabloqueadores, além do uso de oxigênio suplementar.

Considerações finais: Dentre as terapias mais utilizadas a antiagregação plaquetária múltipla foi considerada importantíssima para o sucesso do tratamento das SCA. Para o alívio da dor anginosa, autores corroboram que se o nitrato for insuficiente, deve ser incrementado o uso de morfina. Já o metoprolol endovenoso em um protocolo agressivo de até 15mg endovenosas seguidas de 200mg por via oral por dia, diminui o risco de reinfarto e fibrilação ventricular, mas aumenta o risco de evolução para o choque cardiogênico.

 

Descritores: Síndrome Coronariana Aguda. Terapêutica. Tratamento Farmacológico. Unidades de Terapia Intensiva.
Publicado
2017-10-18