COMPLICAÇÕES QUE ACOMETEM PACIENTES PÓS CIRÚRGICOS: REVISÃO INTEGRATIVA COMPLICATIONS AFFECTING POSTOPERATIVE PATIENTS: INTEGRATIVE REVIEW
Resumo
O pós cirúrgico compreende 24 horas da cirúrgia até a alta. Inúmeras complicações podem ocorrer neste tempo e ao identificar as principais complicações e possíveis a equipe hospitalar pode atuar diminuindo custos, tempo de internação, qualidade do serviço prestado. Objetivo: Identificar as complicações e e alterantivas de prevenção e controle. Material e Método: Para atender este objetivo foi realizada uma revisão integrativa com 47 trabalhos nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, utilizando as palavras-chave complições pós cirúrgicas, pós operatório, abordagens fisioterapêuticas. Resultados: Os fatores que causam complicações pós operatórias mais citados foram a idade avançada, a intensa manipulação cirúrgica, os efeitos da anestesia e a utilização de circulação extracorpórea. As complicações encontradas no pós-operatório de cirurgia cardíaca foram principalmente pulmonares, nas quais se destacaram hipoxemia, diminuição da complacência pulmonar, pneumonia e atelectasia. Conclusão: As complicações pós operatórias são muitas e envolvem diversos fatores, mas com a atuação do profissional de fisioterapia acelera-se o processo de recuperação, diminui o tempo de internação e embora sejam citadas diversas métodologias de ação ainda não é determinada a intervenção mais eficaz.Descritores: período pós operatório, cuidados pós operatórios, complicações pós operatórios.
Publicado
2019-06-24
Seção
Artigos
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.