Conhecimento de estudantes de ensino médio da rede particular e pública a respeito de transplante e doação de órgãos e tecidos

  • Thamires Soares Brandão
  • Naiana Mota
  • Anandra dos Santos Pizzolato

Resumo

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Realizou-se com este estudo uma análise comparativa a respeito da opinião e conhecimento dos estudantes do último ano do ensino médio sobre transplante e doação de órgãos e tecidos em uma Escola privada (A) e em uma Escola pública (B) do município de Gurupi- TO. Trata-se de uma pesquisa de Campo de caráter descritiva, comparativa, transversal com análise quantitativa, realizada no ano de 2011. A amostra foi constituída de 24 (39,30%) alunos da escola A e de 84 (55,60%) da Escola B. Sobre a obrigatoriedade da doação de órgãos no Brasil, os 24 (100%) alunos da Escola A sabem que não é obrigatória versus 82 (97,60%) da Escola B. Sobre as exigências para ser doador, a Escola A 15 (62,5%) alunos versus 55 (65,5%) alunos da Escola B, acreditam que para doar é preciso comunicar aos familiares. Das situações possíveis para doar órgãos e tecidos, a Escola A 23 (95,8%) versus 56 (66,7%) da Escola B, sabem dos tipos de doadores. Sobre a proibição do comércio de órgãos e tecidos no Brasil, a Escola A 24 (100%) e Escola B 75 (89,30%), conhece a legislação. Acerca da intencionalidade da doação 13 (54,20%) dos alunos da Escola A versus 20 (23,80%) da Escola B afirmaram serem doadores. Conclui-se que, não houve diferença significativa (Qui-quadrado, 5%) no conhecimento entre as escolas participantes, embora  a Escola A se sobrepôs em alguns aspectos (situação possível para doação) em relação à Escola B. O conhecimento e a opinião dos estudantes sobre o assunto foram satisfatórios.

Publicado
2016-05-05