A atuação do psicólogo frente ao comportamento suicida
Resumo
Introdução: Conceitualmente, o suicídio é o ato deliberado de matar a si próprio. Fatores sociais, culturais e psicológicos associados, podem levar o indivíduo a um comportamento suicida. O suicídio é uma das causas mais comuns de morte no mundo, tendo as taxas mais elevadas no grupo de pessoas com transtornos mentais. Objetivo: Compreender o comportamento suicida, para isto, contrapor o conceito de comportamento suicida, evidenciar os fatores que contribui para o suicídio, apontar a relação existente entre suicídio, depressão e desesperança e por fim, alistar as possíveis intervenções do profissional psicólogo diante do suicídio. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritiva e exploratória, tendo como embasamento teórico, artigos e publicações científicos entre os publicados entre os anos de 1969 e 2017 em plataformas de acesso gratuito. Foram excluídos artigos que fugissem ao tema proposto e escritos em línguas estrangeiras. Desenvolvimento: Observou-se que a literatura está consistente e alinhada quanto à conceituação do suicídio, contudo, nota-se que a sociedade, especialmente a área da saúde pública, não estão preparados suficientemente para intervir em casos de suicídio. Considerações finais: Pode-se entender, através dos documentos estudados, que a morte é uma emoção própria ao indivíduo, e aqueles que dão fim a própria vida, são mal vistos no âmbito social, pois o seu ato é censurado, visto de maneira preconceituosa e categórica o que pode justificar a precariedade em estudos que abordem ações práticas, educativas, que favoreçam, além da revisão das políticas públicas, intervenções mais efetivas e, consequentemente, a diminuição considerável dos altos índices apresentados.
Descritores: Depressão; Suicídio; Morte; Saúde pública.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.