OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA A IMAGEM CORPORAL DE MULHERES ADULTAS NA CIDADE DE GURUPI-TO
Resumo
Introdução: Cada vez mais o método Pilates vem sendo aplicado em espaços como estúdios, em especial pelo público feminino que procura adquirir benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Assim sendo, percebe-se que a imagem corporal, pode ser entendida de maneira positiva ou negativa, conforme o contexto onde o indivíduo encontra-se inserido. Objetivo: Verificar a satisfação de mulheres adultas praticantes de Pilates com a imagem corporal em estúdios da cidade de Gurupi-TO. Materiais e métodos: A pesquisa foi composta por 10 (dez) mulheres adultas praticantes do método Pilates, com média de idade entre 35 e 55 anos. Como instrumentos para a coleta de dados utilizamos o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ-34), baseando-se na relação altura e peso e a aferição do percentual de gordura com a utilização do aparelho adipômetro da marca Sanny. Resultado e Discussão: Os dados demonstraram, que metade da amostra, estão satisfeitas com a sua imagem corporal, já que apresentaram ausência de distorção de sua imagem corporal. Enquanto a outra parte do grupo apresentou distorções de imagem corporal que variaram entre leve e moderada. Provavelmente pelo ambiente em que as mesmas praticam a referida modalidade, o qual não estimula o culto exacerbado ao corpo. Também acreditamos que os próprios princípios do método colaboraram para estas mulheres se aceitarem como realmente são.
Conclusão: Assim, apontamos que seja investigado o nível de satisfação com a imagem corporal de mulheres praticantes de outras modalidades, em espaços como academias, além de uma amostra maior.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.