Avaliação da criolipólise como terapêutica para a redução da adiposidade abdominal
Resumo
Introdução: A gordura localizada é definida como um acúmulo regional de tecido adiposo em diversas partes do corpo, com maiores e menores incidências de acordo com a genética do indivíduo. As maiores áreas de concentração de gordura são o abdômen, coxas, quadril, subescapular e pré-axilar. Objetivo: Avaliar a aplicação de apenas uma sessão da Criolipólise na redução da gordura localizada na região abdominal. Material e Métodos: A pesquisa contou com o auxílio de questionário elaborado pelas pesquisadoras (pré e pós aplicação da técnica) e avaliação de medidas corporais (pré e pós aplicação da técnica) a fim de verificar a eficácia da técnica. A avaliação pós aplicação foi realizada sete dias após a sessão de crioterapia. Os efeitos individuais de cada paciente e da repetição da medida avaliada (antes e depois) foram testadas como fontes de variação em uma análise de variância para todas as medidas corporais: Índice de Massa Corporal, Perímetro abdominal, Perímetro da Cintura Umbilical, Perímetro da Cintura Umbilical Inferior, Prega Abdominal e Peso Corporal. Resultados: Verificou-se que, para todas as variáveis avaliadas junto as pacientes, houve efeito significativo (p<0,0001) para a individualidade da resposta ao tratamento de cada paciente e também para o efeito de repetição, demonstrando que as médias das variáveis avaliadas antes e depois da criolipólise diferiram estatisticamente entre si. Observou-se que duas pacientes (paciente 1 e 5) aumentaram o peso corpóreo em aproximadamente 1% no intervalo entre as avaliações, o que refletiu em um aumento no IMC das mesmas. O restante das pacientes reduziram em média 1,8% dos seus pesos corpóreos entre as mensurações, embora tenha havido um aumento do peso corporal e IMC das pacientes, foi observada uma redução das medidas corporais, indicando o sucesso da terapia da criolipólise local. Conclusão: Considerando a principal queixa das pacientes quanto ao excesso de gordura abdominal, e as principais expectativas relacionadas à diminuição do volume e de medidas corporais, conclui-se que houve uma grande porcentagem de sucesso com apenas uma única sessão de criolipólise entre as pacientes que escolheram a técnica para redução da gordura abdominal, havendo também uma grande individualidade da resposta ao tratamento entre as pacientes.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.