Passagem de plantão da enfermagem: um instrumento para promoção da continuidade, qualidade da assistência e segurança do paciente
Resumo
Introdução: O trabalho dos profissionais de enfermagem no âmbito hospitalar é caracterizado pela prestação de cuidados integrais ao indivíduo enfermo a partir de ações que buscam atender suas necessidades humanas básicas, além de atribuições que envolvem a gestão dos serviços, como a passagem de plantão. Objetivo: Promover reflexão sobre os benefícios da passagem de plantão de enfermagem para os serviços de saúde de modo a subsidiar a construção de um instrumento para este fim. Material e métodos: revisão sistemática da bibliografia através de buscas em artigos científicos, dissertações, manuais e cartilhas disponíveis em base de dados eletrônica publicados entre 2008 a 2018. Resultados e discussão: Foram selecionados 10 trabalhos, onde foram levantados dados que justificassem os benefícios da passagem de plantão, os fatores negativos, métodos de passagem de plantão, transmissão de informações e principais informações que devem conter em um instrumento padronizado para este fim, subsidiando a criação do referido. Considerações finais: esta revisão proporcionou reflexão acerca da importância da passagem de plantão, evidenciou que esta prática é fundamental para os serviços de enfermagem, entretanto, ainda são encontrados diversos fatores negativos que podem influenciar tal atribuição. O estudo enfatizou a importância da utilização de um instrumento padronizado agregando qualidade a esta tarefa diária.
Publicado
2019-12-16
Seção
Artigos
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.