Comparação de medidas antropométricas de recém-nascidos de mães cronicamente infectadas pelo Toxoplasma gondii
Resumo
Introdução: O Toxoplasma gondii é um parasito intracelular obrigatório que infecta seres humanos, animais domésticos e selvagens. Objetivo: Verificar se as medidas antropométricas dos recém-nascidos filhos de puérperas cronicamente infectadas pelo Toxoplasma gondii teriam diferença das medidas dos filhos de mães suscetíveis a doença. Métodos: O estudo foi realizado em uma população de 79 filhos de puérperas nascidos em uma maternidade de referência para transmissão vertical na cidade de Goiânia no ano de 2015. Resultados: Dos 79 recém-nascidos avaliados, 41 eram filhos de mães cronicamente infectadas pelo Toxoplasma gondii e 38 filhos de mães não infectadas e todos tiveram suas medidas antropométricas colhidas em seus prontuários. Na comparação entre perímetro torácico e perímetro cefálico 31 crianças foram classificadas como inadequadas e duas crianças de mães cronicamente infectadas estavam pequenas para a idade gestacional segundo a classificação de Lubchenco. Conclusão: Na comparação dos 41 recém-nascidos filhos de mães com Toxoplasma gondii, com os 38 filhos de mães suscetíveis não foram encontrados sinais, sintomas ou características resultantes da exposição ao parasito.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.