ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL COMO FATOR DETERMINANTE PARA DIMINUIÇÃO DE GRÁVIDAS USUÁRIAS DE DROGAS E REPERCUSSÕES NOS NEONATOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: O uso de substâncias lícitas e ilícitas se tornou uma questão de saúde pública em todo o mundo, principalmente no Brasil. As gestantes constituem grupo de risco quando do uso abusivo de tais substâncias devido ao comprometimento do binômio mãe-filho. Objetivo: Evidenciar as repercussões que o uso de substâncias psicoativas trazem às mães e aos neonatos, bem como as possibilidades do acompanhamento pré-natal correto e multidisciplinar detectar o abuso dessas substâncias precocemente assim como estimular para tratamento de enfrentamento ao uso das drogas. Método: Revisão sistemática de literatura a partir da extração dos dados em indexadores como Google Acadêmico e SciELO e publicações de 2013 a 2019 e idioma português tendo como descritores: drogas, pré-natal, gestantes, recém-nascidos. Resultados: Os estudos trazem evidências que o acompanhamento pré-natal pelas gestante usuárias de drogas é falho assim como a baixa adesão ao acompanhamento ocorre devido ao preconceito, tanto por parte da sociedade quanto do profissionais de saúde. Conclusão: O diagnóstico precoce é de fundamental importância para diminuir as possíveis complicações que o abuso de drogas pode provocar na mãe e na criança. Isto só é possível a partir do acompanhamento pré-natal feito de forma correta com profissionais sensibilizados e que possam orientar corretamente as gestantes.
Palavras-chave: pré-natal 1. drogas ilícitas 2. drogas lícitas 3. gestantes 4. recém-nascidos 5.
Copyright (c) 2020 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.