Qualidade de vida em estudantes de medicina e sua mensuração: Um estudo de revisão
Resumo
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a qualidade de vida pode ser definida como “a percepção do indivíduo de” sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações’. A qualidade de vida é uma preocupação progressiva na sociedade e pode ser mensurada em diversos contextos e populações, dentre elas os estudantes de medicina. O curso superior em Medicina é ao mesmo tempo um cenário de realizações e de sonho, mas também o local onde os acadêmicos se deparam com fatores estressantes que exigem duros processos de adaptação. O estudo teve como objetivo realizar um levantamento na literatura nacional e internacional acerca da qualidade de vida em estudantes de medicina e apontar os instrumentos mais utilizados para sua mensuração. Os artigos foram consultados nas bases de dados PubMed, SciELO e Lilacs. Foram utilizados artigos escritos em inglês, português e espanhol publicado nos últimos 120 meses, ou seja, de 2009 a 2019. Foram incluídos 18 artigos no estudo os artigos incluídos nesta revisão mostram que a qualidade de vida tem influência direta no comportamento pessoal e profissional do estudante, enfatizando a relevância do tema e suas consequências. Neste sentido, constatou que os instrumentos mais utilizados para mensurar a qualidade de vida dessa população foram: questionário Estilo de Vida Fantástico (EVT), (Whoqol-100), Whoqol-bref, HRQOL forma curta-36.
Copyright (c) 2019 AMAZÔNIA: SCIENCE & HEALTH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista faz uso da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Maiores informações sobre a licença disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt
- 1º Os autores cedem à Revista Amazônia: Science & Health os direitos autorais no momento em que submetem seus artigos à mesma. Os autores declaram que o artigo submetido não foi publicado, e não está sendo considerado para publicação, na íntegra ou em parte em outro periódico. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
- 2º A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
- 3º Para outras situações (reprodução parcial dos artigos, impressão em meio físico, entre outras) é necessária consulta e autorização prévia do Conselho Editorial.